O caule geralmente corresponde à porção aérea da planta, sendo o eixo onde se desenvolvem os ramos, as folhas, as flores e os frutos.
→ Adaptações dos caules:
Adaptações das raízes
As folhas podem apresentar diversas adaptações, como os espinhos de cactáceas, que são folhas modificadas para reduzir a perda de água. Nessas plantas, a fotossíntese é realizada pelo caule. As cebolas apresentam folhas modificadas que armazenam nutrientes.
As folhas também podem ser classificadas como folhas simples e folhas compostas. Nas folhas simples o limbo não é dividido, enquanto nas folhas compostas o limbo é dividido em pequenos folíolos.
Na botânica, as folhas podem ser classificadas conforme a forma do limbo. Elas também podem ser classificadas de acordo com a disposição dos seus folíolos (no caso das folhas compostas): Imparipenadas e Paripenadas - Quando o número de folíolos presente na folha é ímpar ou par, respectivamente.
Tipos de Folhas
Vegetais possuem minerais, vitaminas e fibras
Em botânica, chamam-se estípulas às estruturas com a forma de escama localizadas no caule de muitas plantas vasculares, junto à bainha das folhas.
As folhas são órgãos vegetais muito importantes para a planta, pois são responsáveis pelo processo da fotossíntese. As folhas são estruturas muito importantes para os vegetais, pois são elas as responsáveis pela realização da fotossíntese, processo que garante a sobrevivência da planta.
A folha é o órgão da planta que serve para ela respirar, ou seja, é por onde entra o oxigênio, essencial para a fotossíntese, e sai o gás carbônico resultante. ... Assim, a folha é comumente tida como símbolo da vida, alegria e prosperidade. Sua simbologia liga-se à da árvore, por ser parte importante dela.
Colocar 1 colher de sopa de flores secas de sabugueiro em uma xícara de água fervente e deixar em infusão por 10 minutos. Coar e tomar 3 xícaras do chá ao dia. Além disso, o chá pode ser usado para fazer gargarejos em caso de garganta inflamada e irritada ou no caso de presença de aftas.
Séssil: quando o pecíolo está ausente e a lâmina foliar prende-se diretamente ao caule. Exemplo: coração-roxo (Tradescantia pallida - Commelinaceae). Nas folhas compostas, apêndices semelhantes às estípulas, presentes na base dos pecíolos são denominados estipetas.
- Folha invaginante: é a que têm bainha grande para aumentar sua fixação; - Folha séssil: é a que possui apenas limbo, que se fixa diretamente ao caule. É o caso em que num vegetal existem diversos tipos de folhas, surgindo cada tipo em um ambiente diferente.
Coriáceo significa "semelhante ao couro". ... Em botânica , diz-se que uma folha é coriácea quando a sua textura é semelhante a couro e se quebra facilmente.
Organização: Quanto a divisão da lâmina foliar, as folhas podem ser simples (1), isto é, com limbo indiviso, composta (pinadas) (2), com o limbo formado por folíolos ligados a uma raque, ou ainda recompostas (bipinadas) (3) quando além da divisão em folíolos existe outra divisão do folíolo em foliólulos sustentados por ...
É o modo de inserção das folhas ao longo dos ramos.
São folhas que formam o embrião das angiospermas e gimnospermas e que, em determinadas espécies, podem ser também um órgão de reserva para o desenvolvimento da planta. Exemplo de uso da palavra Cotiledonares: Essas folhas do lado direito são cotiledonares.
As nervuras têm no seu interior um conjunto de vasos condutores de seiva que prolongam os correspondentes vasos do pecíolo, permitindo a transição de água e nutrientes entre as folhas, o caule e o resto da planta. ... A nervura central abastece e sustenta o resto da folha.
Significado de Venação substantivo feminino [Biologia] Disposição das veias e nervuras. Etimologia (origem da palavra venação). Do latim vena + ção.
Significado de Nervura substantivo feminino [Botânica] Filamento ramificado e saliente do limbo das folhas em geral e das pétalas de algumas flores, por onde é transportada a seiva. [Zoologia] Filete córneo que se ramifica nas asas dos insetos.
Simples: limbo não dividido; Composta: o limbo é dividido em folíolos....Quanto à superfície:
Em botânica, chama-se limbo ou lâmina à parte principal da folha, que é normalmente laminar das folhas das plantas vasculares; caracteriza-se por ser uma superfície achatada e ampla, possibilitando maior área de captação de luz e CO2.
Existem quatro tipos básicos de estômatos, que são classificados de acordo com a disposição e a presença ou ausência de células subsidiárias, são eles: anomocítico, anisocítico, paracítico e diacítico.