Saiba, a seguir, quais são as etapas para ter uma produção industrial mais eficiente.
As etapas, execução e controle da produção, são comandados por um órgão auxiliar denominado planejamento e controle da produção (PCP). Este órgão dita normas às linhas de fabricação, visando a um fluxo ordenado e contínuo do processo produtivo. ... O planejamento é dividido em quatro fases.
A produção artesanal é um estilo de produção que representa a concentração de todo o trabalho nas mãos de uma única pessoa e essa mesma finaliza o trabalho. A produção fabril é concentrada em várias mãos, já que cada um faz uma parte do trabalho com o fim de finalizá-lo.
A grande maioria de tribos desenvolve a cerâmica e a cestaria. Os cestos são, em sua maioria, feitos a partir de folhas de palmeiras e usados para guardar alimentos. Já na cerâmica, são produzidos vasos e panelas de barro modelado.
A cerâmica indígena tem sua produção dividida entre vasos de uso doméstico e vasos cerimoniais e funerários.
A cerâmica é uma arte indígena brasileira típica da tribo de Marajós, localizada na Amazônia. Para os marajoaras e também as outras tribos que a produzem, a cerâmica possui um valor simbólico, pois muitas delas eram usadas para guardar corpos de entidades importantes da tribo.
Cultura Indígena no Brasil São produtores de mandioca, da qual produzem o beiju e do milho, com o qual fazem pamonha. Constroem habitações de madeira e palha chamadas “Ocas”, onde podem viver uma ou mais famílias. O líder guerreiro é o cacique, enquanto o chefe espiritual é o pajé.
Uns se pintam de uma forma para o casamento, para funerais, outros já usam a pintura para afirmar a família que cada um faz parte. ... A pintura indígena tem mais a ver com nossa vida social. Entre nós indígenas também acontecem escolhas pessoais nas pinturas, mas sempre estão ligadas a acontecimentos sociais.
A pintura é costumeiramente usada na cultura indígena, mas existem situações onde são especialmente usadas, como: Guerra, nascimento de filhos, ritos e lutos.
Os indígenas carregam no corpo e no rosto a identidade cultural de seu povo. As pinturas são as marcas de muitas etnias e são diferentes para cada ocasião. As tintas são feitas de elementos naturais, como urucum e jenipapo, e podem manter-se na pele por um período de 15 a 20 dias.
Resposta. Resposta: Cada cor possui um significado específico. O amarelo representa o sol , o vermelho o fogo , o marrom representa a terra o azul significa o céu e o verde a natureza.
As cores que mais aparecem são:
Resposta. Resposta:Todo ritual indígena é retratado nos corpos dos mesmos na forma de pintura, é a expressão artística mais intensa dos índios. A tinta é feito de urucum, jenipapo ou babaçu na maioria das vezes.
Em um recipiente, coloque 25 mililitros de cola branca, a mesma medida de água e 12,5 gramas (ou uma colher de sopa bem cheia) de urucum. Para conseguir tons mais escuros ou mais claros, ponha mais ou menos corante. Misture tudo com a colher e coloque em um potinho para uso. Esse tipo de tinta é solúvel em água.
Para preparar a tinta, você precisará basicamente misturar o pigmento com mais dois materiais, que são:
Na maioria das comunidades tradicionais as pinturas realizadas utilizam tintas obtidas da natureza, oriundas de plantas como o jenipapo e o urucum ou, de minerais como o carvão e a argila branca. Do jenipapo obtém-se a tinta de cor preta.
Resposta. Resposta: A pintura corporal utiliza tintas naturais, provindas de árvores e frutos. A mais utilizada é preparada através do jenipapo, uma fruta muito apreciada pelos índios.
As figuras humanas criadas pelos artistas podem ser, por exemplos, retratos de pessoas ou personagens inspirados em textos literários. Podem ainda representar Deuses ou um valor abstrato, como o amor ou a liberdade.