Uma síntese é um resumo que contempla as principais ideias ou a essência de algo. É possível, portanto, fazer uma síntese de um filme, de uma série, de uma novela, de um livro, de um artigo ou de um trabalho acadêmico, por exemplo.
Procedimento:
Significado de Sintetizar verbo bitransitivo e pronominal Agrupar as partes em separado que compõem um todo; combinar-se: sintetizou todas as ideias em apenas uma página.
Como fazer uma boa síntese para o seu trabalho acadêmico
2.
Síntese de texto O tipo mais comum de síntese é o textual. Ele consiste em elaborar um texto corrido e mais curto com a essência do conteúdo primário. É como se você lesse este artigo até o final e depois fizesse um texto menor, evidenciando as principais ideais que foram apresentadas aqui.
É um resumo subdividido em quadros.
Escrever uma sinopse é uma das tarefas que alguns autores tendem a evitar ou protelar....Conheça 5 dicas infalíveis para escrever uma sinopse
Sinopse é uma descrição sintética da ideia do filme. Ela não precisa especificar como o filme será feito, nem trazer detalhes do que se quer contar, apenas as partes mais interessantes ou importantes. ...
Elementos de uma sinopse uma descrição da personagem principal. o conflito que essa personagem enfrenta. os aliados (se houver) os adversários, inimigos ou obstáculos.
Sinopse é uma espécie de resumo, uma síntese de uma obra literária, científica e etc. A sinopse é também chamada de sumário, pois é também uma versão mais curta de um texto original, não necessariamente um resumo. Serve pra estimular mais o leitor, pra ele saber um pouco mais da história antes de ler.
Apresentação do livro: Como escrever uma boa Sinopse?
Enquanto o prólogo é parte da história, iniciando a narrativa, o prefácio funciona como uma nota do autor (ou de um convidado) explicando o conteúdo do livro ou dando sua própria opinião. Ambos são apresentados antes da narrativa principal, mas o primeiro está sempre conectado à história.
É um texto breve que antecede uma obra escrita, e que serve para apresentá-lo ao leitor, é o prefácio da obra. ... Numa dissertação simples, a introdução deve anunciar ao leitor qual assunto será discutido ao longo do texto. É uma apresentação sintetizada do tema abordado e uma contextualização com a realidade.
Prefácio e apresentação Pode ser importante apresentar a obra ao público, fazer um estudo sobre ela, mostrar a que veio. Isso é feito pelo próprio autor, e aí costuma se chamar apresentação. ... Os prefácios costumam ser escritos por outros, assim como os posfácios, que são a mesma coisa, só que depois do texto principal.
Palavras de esclarecimento, justificação ou apresentação, que precede o texto de uma obra literária, do próprio autor, do editor ou de outra pessoa de reconhecida competência e autoridade; anteâmbulo, antelóquio, apresentação, exórdio, introdução, preâmbulo, prefação, preliminar, prelúdio, proêmio, prolegômenos, ...
O prefácio de um livro é um elemento fundamental na composição da obra literária. Por isso, ele não pode ser negligenciado. O momento de abrir a leitura e degustar o que está por vir é uma ótima oportunidade para cativar o leitor e fazê-lo criar boas expectativas em relação às páginas seguintes.
É o texto que antecede a história, normalmente contextualizando um pouco mais o leitor sobre as páginas que vêm a seguir. Ele pode contar sobre a experiência do autor durante a escrita e publicação da obra ou trazer opiniões sobre o livro, por exemplo.