Os Bororos são uma tribo indígena do estado do Mato Grosso. Enquadrados no tronco linguístico Macro-Jê, os Bororos designam sua língua original como Boe Wadáru. ... Quase toda a população domina a língua bororo, sendo esta a principal forma de comunicação no cotidiano das aldeias.
No mato, as mulheres descobriram o milho, que até então não conheciam e passaram a se alimentar dele, diariamente. Depois, voltavam para a aldeia e nada diziam sobre o milho aos seus homens. Essa situação foi continuando indefinidamente por muito tempo, um tempo em que ainda não havia estrelas no céu.
Baseada em uma lenda dos índios Bororo, o Lendas Animadas reconta, nesse episódio, a história dos meninos que seguiram suas mães até um lugar secreto, que só as mulheres conheciam e de como, no final de suas aventuras, eles acabaram virando estrelas.
A história que batiza o livro, Como Nasceram as Estrelas, conta como, em uma aldeia, travessos curumins deram origem à estrelas brilhantes. Retratando índios e diversos personagens do folclore nacional, como a sereia Yara, o Curupira e o Saci-Pererê, todas as fábulas trazem uma forma de aprendizado.
Resposta. Resposta: Lendas Brasileiras é o tema do texto!
Mas o que muitos não sabem é que, assim como nós, elas nascem, crescem e morrem. O nascimento de uma estrela ocorre nas nebulosas, que são imensas nuvens de gás compostas por Hélio e Hidrogênio. ... Quando a temperatura é alta o suficiente, essa enorme bola de gás começa a emitir luz e o hidrogênio começa a queimar.
Todas as estrelas, depois de passarem bilhões de anos emitindo luz, entram em colapso quando seu combustível se esgota. ... Se a estrela possui menos massa, o colapso representa a contração do seu núcleo e, a partir daí outros destinos são possíveis.
As estrelas são grandes esferas formadas por plasma aquecido a milhares de graus. As estrelas emitem luz, calor e outros tipos de radiação em razão dos processos de fusão nuclear que ocorrem em seu interior, liberando grandes quantidades de energia. ...
O Limite de Chandrasekhar representa a máxima massa possível para uma estrela do tipo anã branca (um dos estágios finais das estrelas que consumiram toda a sua energia) suportada pela pressão da degeneração de electrões, e é aproximadamente 3·1030 kg, cerca de 1,44 vezes a massa do Sol.
A vida de cada estrela pode ser dividida em três fases: juventude, idade madura e velhice. A forma como cada uma dispende essa parte de sua vida depende fundamentalmente de sua massa.
A sequência principal representa o estágio evolutivo em que as estrelas geram energia pela fusão de átomos de hidrogênio em hélio em seu núcleo. A geração de energia por fusão mantém a estrela em equilíbrio hidrostático, contrabalanceando a pressão gravitacional das camadas externas.
Páginas na categoria "Tipos de estrelas"
O Sol é categorizado como uma estrela de sequência principal, ou seja, ele funde átomos de Hidrogênio em átomos de Hélio para produzir sua energia. Dentro dessa classificação astronômica, o Sol é considerado uma estrela anã amarela.