Dores lombares são alterações músculos-esqueléticas mais comuns nas so- ciedades industrializadas e acometem entre 70% a 80,5% da população em ambos os sexos. As algias são decorrentes ao esforço requerido para atividades do traba- lho e da vida diária.
Má postura, inflamação ou mesmo hérnia de disco. As causas variam, mas trazem como consequência a famosa lombalgia, ou dor nas costas, que prejudica as atividades do dia-a-dia e a qualidade de vida. Saiba como evitar esse problema e viver muito melhor.
São características da lombalgia inespecífica: dor em peso, pioria com esforço físico principalmente à tarde, alívio com repouso, ausência de alterações neurológicas e de contratura muscular e postura antálgica, associada a sedentarismo e postura inadequada18.
Principais sintomas da Dor Lombar
Dor na coluna: veja como identificar o problema através dos sintomas
Ressonância magnética Quando isso ocorre, há a compressão dos nervos ou medula – levando aos sintomas. A ressonância magnética é indicada nesses tipos de sintomas, pois é o único exame de imagem capaz de detectar alterações em todas as partes da coluna, sejam ósseas ou não ósseas.
No Brasil, a hérnia de disco é uma das doenças da coluna que mais causam afastamento seja por auxílio doença ou por aposentadoria por invalidez.
Existem muitas causas de escoliose, incluindo deformidades congênitas da coluna (aquelas presentes no nascimento, ou herdadas ou causadas pelo ambiente), problemas genéticos, problemas neuromusculares e desigualdade de comprimento dos membros.
Além da curvatura da coluna, outros sinais e sintomas que podem surgir nos casos de escoliose lombar são: