A qualidade nutricional de uma proteína pode ser expressa de várias formas. A qualidade da proteína depende da digestibilidade da proteína (e seus aminoácidos) e da composição dos aminoácidos dispensáveis e indispensáveis das proteínas2.
Os aminoácidos limitantes são aqueles que estão presentes na dieta em concentração limitada para o máximo desempenho animal e síntese proteica.
As proteínas de origem animal (proteínas da carne, leite, ovos) são proteínas alto valor biológico (AVB). Ou seja, são proteínas completas que apresentam os aminoácidos em teores necessários à manutenção da vida e crescimento dos novos tecidos. Possuem todos os aminoácidos essenciais em quantidades suficientes.
Salvo algumas exceções, a proteína completa é de origem animal, como carne ou ovos, e a incompleta, de origem vegetal, como os brócolos. A chia e a quinoa são exemplos que fogem à regra, já que não são de origem animal mas são considerada proteínas completas.
Os linfócitos B produzem os anticorpos, substâncias específicas para atacar cada tipo de invasor. Uma vez recobertos por anticorpos, os intrusos são englobados e destruídos pelos macrófagos. Após sofrer um ataque, o sistema imunológico produz células capazes de memorizar o anticorpo utilizado no combate ao intruso.