Refere-se à sensibilidade da quantidade demandada de um produto em relação a uma variação em alguns dos fatores que determinam sua demanda. ... Quando a elasticidade-preço da demanda é maior do que um, – em valor absoluto – diz-se que a demanda é elástica.
A elasticidade-preço da demanda pode ser classificada em cinco graus: Demanda Perfeitamente Inelástica: Elasticidade igual a 0 (zero) Demanda Inelástica: Elasticidade maior que 0 e menor que 1. Demanda de Elasticidade Unitária: Elasticidade igual a 1.
Os bens inelásticos são o oposto dos elásticos, ou seja, uma variação no preço do bem causa uma variação menor na quantidade demandada. Como 0,0625 é menor do que 1, o arroz é um bem inelástico. Sendo assim, uma variação em seu preço causará uma variação menor na demanda.
A elasticidade de preço mede a capacidade de resposta da quantidade demandada ou ofertada de um bem a uma mudança em seu preço. Ela é calculada como uma variação percentual na quantidade demandada—ou ofertada—dividida pela variação percentual no preço.
A teoria do valor trabalho afirma que o valor de um bem é determinado do lado da oferta, mediante a incorporação dos custos de trabalho ao bem. ... Quanto maior a renda maior a procura por bens e serviços.