Quais Locais Indicados Para Uma Punço Venosa?

Quais locais indicados para uma punço venosa

Os melhores locais para a punção venosa geralmente são as veias superficiais na parte superior do braço. Especificamente, essas veias são a veia cubital mediana, a veia cefálica e a veia basílica. A ideia principal por trás da punção venosa é coletar sangue para qualquer número de testes diagnósticos. As veias superficiais, localizadas próximas à superfície do corpo, são normalmente as mais fáceis de acessar. Os especialistas geralmente recomendam o uso de veias superficiais para a punção venosa, uma vez que elas não são bloqueadas por artérias e tecidos como muitas das veias mais profundas e espessas do corpo. Os braços também costumam ser uma boa escolha porque podem ser acessados ​​sem muita intrusão ou inconveniência. Não existe realmente um local infalível, porém, e os pacientes que apresentam muitas cicatrizes ou que sofreram ferimentos no braço no passado podem precisar que seu sangue seja coletado de alguma outra parte do corpo.

As veias de membros inferiores não devem ser utilizadas a menos que seja absolutamente necessário, em virtude do risco de embolias e tromboflebites. Para crianças menores de 03 (três anos) também podem ser consideradas as veias da cabeça.

Material:

Todas as vias de administração de medicamentos. Leia agora!

É essencial seguir um procedimento padrão para a coleta de amostras de sangue para obter resultados laboratoriais precisos. Qualquer tipo de erro na coleta de sangue ou depósito dos tubos de ensaio pode levar a resultados laboratoriais errôneos.

Quais locais evitar na punção venosa?

Quais locais evitar na punção venosa?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Uma delas é a presença de infecção de pele ou subcutânea na área próxima à punção. Nesses casos, a presença de uma infecção pode aumentar o risco de complicações ou disseminação da infecção pelo sistema venoso.

Administração de Medicamentos por Via Endovenosa: Procedimentos e Cuidados

A idade do indivíduo. Nos adolescentes e nos adultos, as da mão e o antebraço. Nos idosos, preferem-se as veias do antebraço já que as da mão, além de terem um trajeto bastante tortuoso, são difíceis de fixar na hora de furá-las (movem-se ou "dançam").

O jelco. Já o jelco, ao contrário do scalp, possui tempo de permanência maior, permitindo também a infusão de grandes volumes de forma rápida. Trata-se de um dispositivo flexível onde a agulha é envolvida por um mandril também flexível. Após a punção, a agulha é retirada ficando na luz da veia apenas o mandril.

O lado direito é preferencial pois a cúpula pleural direita é mais baixa, há um melhor posicionamento do cateter e menor risco de quilotórax. Na emergência, o acesso venoso femoral tem menor probabilidade de interromper a ressuscitação cardiopulmonar.

Post navigation

Post navigation

A duração do tratamento. Se prevê que vai ser menor que 6 horas, deverá escolher o dorso da mão. Se prevê que a duração vai ser maior, dê preferência ao antebraço.

Outro tipo de acesso venoso de longo prazo é uma linha PICC, ou cateter central inserido perifericamente. Em comparação a uma linha CVC, uma linha PICC é inserida em uma veia do braço ou da mão. Como acontece com o CVC, o cateter é deslizado ao longo de veias de calibre maior até atingir a veia cava superior.

Punção venosa periférica - veja o passo a passo e os locais para punção venosa

Punção venosa central: ordem de preferência (acesso subclávio > jugular > femoral). Cateter periférico: - Lavar as mãos, usar luvas de procedimento; - Fazer anti-sepsia da pele do paciente com álcool 70%.

As complicações locais identificadas como as mais frequentes foram: flebite com 64,9 %, infiltração com 40,5% e hematoma com 18,3%. Trombose, tromboflebite e extravasamento atingiram menos que 5 %.

Conecte a seringa à agulha e aspire 10ml de soro fisiológico se o paciente for pediátrico, ou 20ml se for adulto. Essa etapa tem o objetivo de verificar a permeabilidade da veia após a punção.

Arquivos

Administração de medicamentos por Via Intradérmica

O acesso venoso central (AVeC) envolve um cateter de grosso calibre inserido em uma veia no pescoço, na parte superior do tórax ou na área da virilha (femoral) para administrar fármacos que não podem ser administradas por boca ou por acesso venoso convencional (cânula ou tubo em veia do braço).

Consiste na inserção de um dispositivo chamado cateter venoso curto flexível dentro de um vaso sanguíneo, geralmente uma veia periférica, a fim de administrar fluidos, medicações ou realizar coletas de sangue.

Qual a ordem para punção venosa?

A via intravenosa é frequentemente utilizada em situações em que é necessário um efeito rápido da medicação, como em emergências, cirurgias ou tratamentos que requerem doses precisas e controladas diretamente na corrente sanguínea.

dministração de Medicamentos por Via Intramuscular

2 comments


2 comments

Por fim, também são muito perigosas e sujeitas a sangramentos fatais as artérias axilar, nas axilas, e a braquial ou umeral, na parte superior dos braços, antes dos cotovelos.

Certifique-se de que está lidando com o Paciente Certo, Medicamento Certo, Via de administração Certa, Horário Certo, Dose Certa, Registro Certo, Orientação Certa, Forma Certa, Resposta Certa, Validade Certa, Compatibilidade Certa, Tempo de Administração Correto e a Prescrição Correta.

A veia cubital mediana está localizada no que é conhecido biologicamente como “fossa antecubital”, que é onde o braço se curva em direção ao cotovelo. Esta veia é um dos melhores locais para a punção venosa porque geralmente é grande o suficiente para ver e sentir. Alguns riscos associados à extração de sangue dessa veia incluem a possibilidade de penetrar na artéria braquial e no tendão do bíceps. Como esses tecidos estão localizados abaixo da veia cubital mediana, deve-se tomar cuidado para evitar o uso de muita força e a punção muito profunda.

Qual lado do corpo fica a veia artéria?

A veia transporta o sangue pobre em oxigênio até o coração pelo átrio direito, uma pequena cavidade localizada ao lado do ventrículo direito, para então ser enviado ao processo pulmonar. Este é chamado de sangue venoso. As artérias transportam, através dos ventrículos, o sangue do coração para o resto do corpo humano.

Quantas artérias tem o ser humano?

São 97 000 quilômetros de veias, artérias e vasos capilares. Se fossem alinhadas, elas dariam 2,5 voltas em torno da Terra.

Quais são as principais veias do corpo humano?

Veias importantes e sistemas venosos

  • Veia pulmonar.
  • Veia porta.
  • Veia cava superior.
  • Veia cava inferior.
  • Veias ilíacas.
  • veia femoral.
  • Veia jugular.
  • Veia safena magna também chamada grande safena ou safena interna.

Que características diferenciam as veias das artérias no corpo humano?

As artérias são vasos sanguíneos que apresentam paredes resistentes e espessas, sendo essa uma característica fundamental para o transporte de sangue em alta pressão. Nas veias, por sua vez, o sangue é transportado em uma pressão menor, desse modo, suas paredes apresentam-se menos espessas.