Cada pé consome 50 litros de água.
Meu cunhado já planta laranja há mais de 10 anos", conta. Como a laranjeira leva um tempo considerável para dar os frutos. A média é de 24 meses após o plantio.
As plantas cítricas quando cultivadas em clima subtropical apresentam de 2 a 5 fluxos de crescimento durante o ano. O fluxo de primavera, que ocorre do final de julho a meados de setembro, após o repouso fisiológico, é o precursor da principal florada dos citros.
primavera
Vários são os motivos que podem ocasionar a perda de frutos ainda imaturos como má adubação, seca intensa ou mesmo irrigação exagerada, pragas no pedúnculo dos frutos, doenças, entre outros.
Em condições ideais de clima e solo, a tangerineira começa a produzir frutos para consumo, em média, a partir do segundo ano após o plantio e aumenta até o décimo ano, quando as árvores são consideradas adultas. Até os 20 anos, conta com boa produção, de cerca de 250 quilos de frutos por árvore.
A muda do ponkan geralmente tem estatura mediana, com crescimento ereto e lento, de folhagem densa e com produtividade grande. Esse citros teve origem do mediterrâneo. A safra da ponkan no Brasil se concentra entre os meses de maio a agosto, época de muita produtividade.
A técnica indicada é a de “T” invertido, com inserção da gema sob a casca do porta-enxerto, seguida de amarrio com plástico, material que deve ser retirado após o pegamento da gema, o que ocorre, em geral, 21 dias após efetivada a enxertia.
Evitar áreas que tenham sido plantadas com citros e observar uma distância mínima de 30 metros do pomar mais próximo. Escolher um solo profundo e bem drenado, para facilitar a produção de mudas com torrão. Retirar da área pedras, raízes e tocos. Realizar análise de solo antes do plantio.
Precisa de local com muito sol, e onde ela possa se apoiar. Retire as sementes, limpe a polpa e lave, seque bem com guardanapo. Use a sementeira ou afins, coloque 2 sementes por buraquinho, do tamanho 1 vez dela, cubra com o substrato e regue novamente. No início, tutore a muda com um palito ou haste de madeira.
PASSO A PASSO O ideal é que fique mais ou menos três centímetros abaixo da borda do vaso. Importante: remova todo o plástico ao redor da raiz da muda para não atrapalhar o desenvolvimento da planta. Após centralizar a muda, complete com mais terra até cobrir toda a raiz – pare no inicio do caule da muda.
Utilize uma sementeira para produzir as mudas ou realize o plantio diretamente no local definitivo. Faça pequenos furos na terra (a profundidade ideal é sempre o dobro do tamanho da semente) e coloque de 2 a 3 sementes em cada um. Cubra as sementes com terra e deixe o solo úmido para que germinem.
Passo a passo