substantivo feminino Cavidade mais ou menos larga e profunda no solo; cova, fosso. Cavidade subterrânea para depósito de imundícies. [Anatomia] Cavidade no corpo de pessoas e animais: fossas nasais. [Gíria] Estado de quem está muito triste, deprimido, sem disposição: o fim do meu namoro me deixou na maior fossa!
Ramos incluem:
Os ramos da artéria carótida externa são: artéria tireoídea superior, artéria faríngea ascendente, artéria lingual, artéria facial, artéria occipital, artéria auricular posterior, artéria temporal superficial e artéria maxilar (interna).
A artéria carótida externa segue trajeto ascendente após a bifurcação da artéria carótida comum e saem dela em média oito ramos arteriais menores que vão irrigar a face e estruturas do pescoço, que em geral são: artéria tireoidiana superior (que vai irrigar a glândula tireoide), a artéria lingual (que irriga um ...
A artéria temporal superficial (S) fornece suprimento somente para a região temporal do escalpo, como é o ramo terminal menor e não possui ramificações ou divisões adicionais nomeadas.
- Artéria submental: origina-se da artéria facial, na margem inferior do corpo da mandíbula, seguindo para frente, ao longo da margem inferior da mandíbula e supre a pele do mento e lábio inferior.
As principais artérias da cabeça e pescoço são as duas artérias carótidas comuns. Elas ascendem no pescoço e cada uma se divide em dois ramos: artéria carótida externa e artéria carótida interna.
Segundo Tirapelli, a veia jugular interna é a principal veia que drena o sangue dos segmentos cabeça e pescoço.
Carótida é a principal artéria que leva sangue para o cérebro. Ela fica no pescoço e o entupimento pode ser fatal.
As veias jugulares internas são veias do pescoço. Elas transportam sangue venoso do crânio e sistema nervoso, além do sistema do cérebro exterior e inferior. Se unem com a veias subclávias (abaixo da clavícula) para formar as veias braquiocefálicas que drenam para a Veia Cava Superior.
As artérias e nervos mais importantes da cabeça e do pescoço são as seguintes: Artérias carótidas interna e externa. Artérias vertebrais. Tronco tireocervical....As principais que drenam estas duas regiões são as:
Suprimento sanguíneo do coração
As veias dos membros inferiores são o arco venoso dorsal do pé, a tibial anterior, a tibial posterior, a fibular / peroneal, a poplítea, a femoral, a safena magna, a safena parva, a ilíaca externa e as veias ilíacas comuns. Elas são divididas nos sistemas venosos profundo e superficial.
A veia jugular interna corre para baixo do lado do pescoço em uma direção vertical, situada inicialmente na lateral da artéria carótida interna, e depois lateral à carótida comum.
Sintomas de Estenose da carótida
Quais os sintomas da dissecção da carótida??? Ou seja, no caso da carótida, a dor costuma ser na lateral no pescoço, ou no lado esquerdo ou direito, no lado da cabeça onde a carótida dissecou, e pode irradiar-se para a metade da cabeça, ou para a cabeça toda – simulando até mesmo uma simples dor de cabeça ou enxaqueca.
Ocorre quando as camadas internas da artéria, vaso do pescoço que ascende até o crânio, apresentam alguma lesão, e assim ocorre uma laceração interna, o desvio anormal do sangue internamente neste vaso, e sua circulação para o espaço “errado” dentro do vaso.
Algumas dicas para aliviar a dor no pescoço são:
A dor posterior no pescoço é uma queixa comum, que acontece principalmente como uma consequência da má postura, como ao usar o computador ou ficar curvado em uma bancada. Artrite e outras doenças reumáticas também podem causar dor no pescoço. Em alguns casos, a dor no pescoço pode ser sintoma de um problema mais sério.
As veias tem liquido dentro, sangue e quando dão problemas você sente uma sensação de peso, cansaço e não adormecimento. Este sintoma é normalmente de origem de nervos periféricos. Quando você sente dor em uma veia pode ser uma inflamação localizada, uma flebite . A região fica quente, vermelha, dura e dolorida.
O tratamento para flebite é feito através do uso de medicamentos antiinflamatórios, analgésicos como a aspirina para aliviar a dor, compressas mornas e úmidas nas zonas doloridas, repouso com pernas e braços elevados, e, em casos de tromboflebite o médico poderá receitar o uso de medicamentos anticoagulantes, para ...
Uma raiz indicada para o tratamento das varizes é o ginkgo biloba, que ajuda no alívio da dor e proporciona maior resistência à circulação local. Plantas como hamamélis e aloe vera, além de possuírem uma ação antioxidante, também agem no combate ao bloqueio das veias.
Mesmo assim, caso apareça um hematoma é importante comunicar ao laboratório. O local voltará ao normal após a reabsorção do sangue, compressas de água morna no local algumas vezes ao dia podem acelerar o desaparecimento.
Sintomas de Varize Dor, ardor, ou sensação de peso nas pernas, que podem ser mais acentuados no fim do dia. Leve inchaço, geralmente envolvendo apenas os pés e tornozelos.