Permeável: quando as partículas de água penetram facilmente, não havendo portando retenção de água. Exemplos são os solos arenosos. Impermeável: são solos que devido a composição de pequenas partículas dificultam a passagem da água. Exemplo é o solo argiloso.
O grau de permeabilidade de um solo é expresso numericamente pelo “coeficiente de permeabilidade”. A determinação do coeficiente de permeabilidade é feita tendo em vista a lei experimental de Darcy de acordo com a qual a velocidade de percolação é diretamente proporcional ao gradiente hidráulico.
solo argiloso
Resposta. O solo arenoso é o mais permeável, predominância de macroporos. e o solo argiloso retém mais a água, predominância de microporos.
A água passou mais rapidamente pelo solo com mais areia e mais devagar no solo com mais argila. Isso aconteceu porque os grãos desses solos têm tamanhos diferentes. A areia possui grãos maiores, por isso a permeabilidade é maior, já que existe um espaço maior entre seus grãos.
Humoso (Orgânico) Tem como principal característica a cor escura. Sendo que, é muito fértil visto que possui, em sua composição, matéria orgânica em decomposição, que servem como um adubo para as plantas. Dessa forma, é o solo humoso é o mais recomendado para a agricultura.
As propriedades físicas, que determinam a capacidade de retenção de água e a textura, também distinguem a diversidade dos solos. O ideal para o cultivo de plantas é o solo fértil, rico em nutrientes como cálcio, magnésio, fósforo e potássio.
Resposta: Solo humoso ou orgânico – tem grande concentração de material orgânico em decomposição. É muito fértil, ideal para a agricultura. Solo latossolo – é composto por argila e catins, além de conter alumínio e ferro.