Depois de muito pesquisar para descobrir se o nome correto era “cutia” ou “cotia”. Descobri, pelo dicionário, que o nome correto é “cutia”. Este pequeno animal que mede, em média, 50 à 65 cm e que possui cerca de 7 espécies diferentes em território brasileiro não possui cauda e tem pés compridos.
Características: O corpo mede entre 41,5 a 62 cm, o comprimento da cauda de 1 a 4 cm, pesando até 8,0 kg. As espécies deste gênero possuem tamanho grande, dentre os roedores. Os dentes da frente têm coloração alaranjada, os olhos são relativamente pequenos e as patas possuem unhas fortes.
A cutia (Dasyprocta leporina) é um roedor que pertence à família Caviidae. De pequeno-médio porte, atinge cerca de 50 cm de comprimento. A cor é meio parda, com tons brilhantes em amarelo e pelos mais avermelhados na parte traseira do corpo. As pernas são finas e altas para um roedor.
É monógamo. Seu período de vida é de 18 anos. A cutia é um mamífero roedor da família Dasyproctídae, que vive nas matas e capoeiras, saindo à tardinha para alimentar-se de frutos e sementes caídos das árvores. Apresenta de 1,5 a 2,8 kg de peso.
Alimentação: São frugívoros, alimentando-se de frutos, sementes, brotos e raízes. Reprodução: Em geral é ao longo de todo o ano, com o período de gestação de 105 a 120 dias. A fêmea gera de um a dois filhotes, que ficam com os pais até o nascimento da próxima ninhada.
Pode ou não ser vendida com o couro e o custo está em média de R$ 270,00 a peça com cerca de 4 a 5 kg.
Modo de preparo: Ao iniciar a fervura, tempere a cutia e, depois de esfriar, deixe imersa na geladeira por 24 horas. Passado esse período, escorra a carne, fure-a com a ponta da faca e introduza os cubos de bacon e dentes de alho inteiros. Embrulhe a carne em papel alumínio e asse em fogo médio por cerca de 2 horas.
Animal de porte entre pequeno e médio, tem até 60 cm de comprimento e peso entre 3 e 7 kg. Sua coloração pode va- riar entre marrom, acinzentado ou avermelhado. De hábito diurno, vive tanto em áreas de cerrado como de florestas. Alimenta-se principalmente de pequenos roedores e aves.
de 5 a 10 kg
A Paca é o segundo maior roedor conhecido. Com 50 cm de comprimento e pesando até 10 kg, alimenta-se de fru- tos, sementes e brotos.
A paca é o segundo maior roedor do Brasil, perdendo apenas para a capivara. O animal pode chegar a 70 centímetros de comprimento e pesar até 10 quilos.
A paca é um roedor da família dos cuniculídeos que é encontrada do centro-oeste do México ao Paraguai. Vive em florestas tropicais, em terra, mas sempre próxima aos riachos. Boa nadadora, é na água que ela se refugia quando se vê em perigo. A paca é um dos roedores mais comuns no Brasil.
A paca é encontrada na América do Sul, desde a Bacia do Rio Orinoco até o Paraguai, habitando matas tropicais, preferencialmente perto de lagos, rios ou riachos.
35 – 66 kgAdulto
Significado de Capivara substantivo feminino [Zoologia] Animal mamífero roedor da América do Sul, com pelagem castanha, prefere viver ao redor de rios. ... [Popular] Sem experiência nem competência: jogador capivara.
A comunicação entre as capivaras acontece através da emissão de gritos roucos que sinalizam ameaçadas e de gritos curtos e agudos que servem para orientar e manter o grupo unido.
Chamadas também de “porco d'água”, dormem perto da água, em áreas com vegetação densa para se esconder de predadores. Às vezes dormem na lama e em águas rasas. A gravidez de uma capivara pode durar até 120 dias.
Na ausência da condições ideais para a sobrevivência da população, tais como disponibilidade de água, alimento e vegetação para se abrigar, os animais nadam para outras áreas. O mesmo acontece quando a região onde habitam apresenta períodos secos prolongados, afetando a disponibilidade de água.
Podem alcançar cem quilos, um metro e meio de comprimento, e meio metro de altura. Por tal motivo, são considerados os maiores roedores do mundo. As patas possuem membranas entre os dedos, facilitando o nado. Quanto a isso, são bastante ágeis, podendo ficar até cinco minutos embaixo d'água, sem respirar.
A capivara, o maior roedor, embora perseguida pelos agricultores em virtude de devastar plantações de milho e arroz, pelo que causa prejuízos enormes, é também útil às populações das regiões ribeirinhas.
Enquanto o macho atinge a maturidade entre 15 e 24 meses de idade, as fêmeas alcançam essa maturidade com idade entre 10 e 12 meses. A reprodução da capivara acontece geralmente na água, na região mais rasa. ... Sua gestação dura aproximadamente 120 dias, e as capivaras fêmeas dão à luz, em média, três filhotes.
A capivara pode ser domesticada. É um animal limpo e afável se cumprir uma série de regras muito importantes. Em primeiros lugar há que ter em conta que as capivaras vivem em grupo.
Curiosidades sobre a capivara O nome popular da capivara possui origem tupi-guarani e significa “comedor de capim”. Algumas capivaras podem atingir até 100 kg. Os dentes incisivos de uma capivara adulta podem ter de 5 cm a 6 cm. Muitos autores questionam se as capivaras possuem ou não rabo.
Significado de Capivaras Capivaras é o plural de capivara.