E qual o tratamento? A chave do tratamento consiste em evitar a auto-medicação por parte do paciente. Além disso, uma vez tendo confirmação da substância suspeita, esta jamais deverá ser utilizada novamente. Casos leves podem ser resolvidos apenas com a retirada dessa medicação.
O eritema tóxico é uma alteração dermatológica comum nos recém-nascidos em que são identificadas pequenas manchas vermelhas na pele logo após o nascimento ou após 2 dias de vida, principalmente no rosto, tórax, braços e bumbum.
A ictiose arlequim é uma doença genética rara e grave caracterizada pelo espessamento da camada de queratina que forma a pele do bebê, de forma que a pele é grossa e possui tendência para repuxar e esticar, causando deformações no rosto e em todo o corpo e trazendo complicações para o bebê, como dificuldade ...
Melanose pustulosa transitória neonatal É uma doença benigna de recém-nascidos a termo, caracterizada pela presença ao nascimento de pústulas ou vesículas sem eritema circundante (Figura 2).
A bossa serossanguinea (caput succedaneum) é a alteração mais frequentemente encontrada após o nascimento. Caracteriza-se por edema de couro cabeludo, depressível, de limites imprecisos que inicialmente se restringe à área de apresentação do parto e que pode se deslocar para outras regiões conforme o decúbito.
A bossa está presente ao nascimento e desaparece em poucos dias. É uma coleção de sangue, causada pelo atrito entre o crânio da criança e os ossos pélvicos maternos durante o parto.
Coleção de derramamento sanguíneo que se forma entre o osso e o pericrânio. Pode aparecer, por exemplo, devido a traumatismo compressivo, durante o parto.
Logo depois do parto e ainda durante os primeiros dias de vida do bebê, é normal perceber que ele vai “desinchando” aos poucos.
Sua cabecinha está pontiaguda Essa situação é bastante comum em bebês que nascem de parto normal. A cabeça assume um formato de cone por causa da pressão que sofre enquanto atravessa o canal de parto. A força de sucção, durante o nascimento, torna a massa mole do crânio disforme e inchada.
Edemas nas mamas: Alguns bebês nascem com as mamas inchadas. Em algumas vezes, escorre um pouco de leite, tanto em meninas quanto em meninos. Esse evento está relacionado à passagem dos hormônios maternos para o sangue do bebê, estimulando a produção de leite.
Para se ter uma ideia, com 25 semanas de gestação, o bebê tem competência relativa para ouvir. Então, ele ouve coisas que se passam no ambiente, conversas, atritos, claro que não entende o conteúdo, mas sente se é uma conversa amarga ou não”, diz Saul Cypel.
Bebé ou bebê, também designado por lactente, é a denominação clínica usada em Pediatria dada a todas as crianças desde o 28º dia após o nascimento até atingirem os 24 meses de idade. Até aos 28 dias de vida tem a designação de recém-nascido e a partir dos 2 anos a designação é de criança.
Nos primeiros dois meses de vida, os olhos de uma criança podem parecer cruzados ou vaguear para os lados. Isso geralmente é normal. À medida que a coordenação visual melhora, os olhos do bebê trabalham juntos para se concentrar e seguir um objeto em movimento.
A criança arregala o olho e dá sinal de que sabe exatamente onde está a listra. Drauzio – Na verdade, é uma bateria de exercícios… Rosana Cunha – Nessa faixa de idade, a avaliação oftalmológica inclui, ainda, o teste do reflexo para analisar o alinhamento dos globos oculares.
Olhos abertos Na primeira fase do sono, a melatonina induz o relaxamento e por isso o bebê fica com o olhar fixo e a pálpebra caída. Há bebês que nesse estágio a pálpebra não fica totalmente fechada, o que significa que ele está em um sono muito pesado, e por isso alguns pais vêem seus filhos dormindo de olho aberto.
4- Para todas as crianças: Se notar algum dos seguintes sinais ou sintomas, informe o médico do seu filho:
Como saber se o bebê enxerga bem?
Distúrbios neurológicos: 5 sintomas para prestar atenção
Fábio Ribas – O “Teste do Olhinho” pode ser realizado tanto nos primeiros dias do nascimento do bebê, ainda na maternidade, como também nos primeiros meses de idade. O teste, geralmente, é realizado por um especialista na área de retina, pois exige a dilatação da pupila do bebê.
Os olhos do feto começam a se desenvolver na 4ª semana de gestação e a capacidade de detectar luz só surge na 16ª semana. Entretanto, o bebê só abre os olhos depois da 26ª semana, praticamente no terceiro trimestre da gravidez.
Entre 6-10 semanas, o bebê começa a dirigir o olhar mais intencionalmente, olhando diretamente para seus pais ou cuidadores e sustentando o olhar com os olhos bem abertos. Aos 3 meses, o bebê pode seguir os movimentos de seu pais ou cuidadors a partir de certa distância.
Com o passar dos meses, os olhos dos bebês podem permanecer iguais ou escurecer, mas não clarear. Tal alteração ocorre, em geral, até os 6 meses, porém eventualmente mais que isso.