Multissemióticos são os textos com muitos elementos, como imagens, ícones e desenhos.
Essas mudanças significativas trazem à tona um novo tipo de texto: o texto multimodal, aquele cujo significado se realiza por mais de um código semiótico (texto escrito, imagem estática, vídeo, áudio etc.). Um dos aspectos relevantes nos textos multimodais é a grande utilização de imagens para a comunicação.
Os textos multimodais são aqueles que empregam duas ou mais modalidades de formas linguísticas, a composição da linguagem verbal e não verbal com o objetivo de proporcionar uma melhor inserção do leitor no mundo contemporâneo.
Os recursos multimodais podem ser evidenciados como aqueles meios em que mais de uma modalidade de expressão é empregada para que determinada informação possa ser transmitida. É o que podemos nota quando analisamos a união de uma linguagem não verbal aliada à linguagem verbal em um texto.
Definiremos então o texto “digital” como o texto cujo processo de difusão envolve a codificação de informação por linguagens artificiais, e que se constitui materialmente como informação linguística codificada matematicamente e apresentada com a forma de escrita humanamente legível.
Veja alguns deles abaixo!
No cotidiano escolar, os gêneros digitais devem ser abordados ano após ano pelos educadores, de acordo com as diretrizes da BNCC. O objetivo é fazer com que os estudantes sejam capazes de identificá-los e interpretem corretamente mensagem transmitida, além de se comunicarem com adequação nesse novo ambiente.
O avanço tecnológico provocou alterações nos meios de comunicação e também na linguagem, o que deu origem aos gêneros digitais. ... A verdade é que a comunicação na internet acabou criando novos gêneros e alterando outros, comprovando que eles estão a serviço dos falantes e às necessidades de seu tempo.