O objetivo de Aristóteles com sua Política é justamente investigar as formas de governo e as instituições capazes de assegurar uma vida feliz ao cidadão. Por isso mesmo, a política situa-se no âmbito das ciências práticas, ou seja, as ciências que buscam o conhecimento como meio para ação.
Assim como em Platão, o critério hierárquico é o mesmo: a forma pior é a forma degradada da melhor e a degradação das formas que seguem a melhor é cada vez mais amena.
monarquia: positivo: planejamento á longo prazo, maior eficiência econômica. negativo: defende roubo de propriedade para uma única pessoa através de impostos.
Resposta. Na monarquia, a relação do monarca com o povo é quase indireta. A evolução ocorre de modo hereditário, ou seja, os cargos serão ocupados de acordo com a sucessão familiar. ... Em contrapartida, num governo republicano, a relação entre povo e o governante ocorre de modo fundamental e direto.
Características principais da monarquia romana: - Escolha dos reis de acordo com suas virtudes; - Governo vitalício; ... - O monarca possuía poderes militares e também de escolher cargos públicos.
O rei concentrava todos os poderes e poderia até criar leis sem aprovação da sociedade. A transmissão hereditária era normal, assim o poder se concentrava em poucas famílias e dinastias. ...
O absolutismo francês durou até 1789, quando a Revolução Francesa colocou fim ao regime absolutista no país. - Tudo em posse monarca, o controle absoluto da economia. - Controle sobre a religião, sendo que o monarca rompeu com a igreja católica. - Luta entre famílias reais pelo controle do poder.
Os teóricos absolutistas defenderam uma forma de governo monarquista em que o poder estava concentrado nas mãos dos reis. Suas teorias foram questionadas a partir da elaboração das teses liberais durante o Iluminismo que reivindicaram governos democráticos e a soberania popular na política.