Períodos Literários descrevem as diversas escolas literárias, num determinado período histórico, seguindo certos estilos, movimentos e preocupações da época. ... Mas uma obra, ao invés de ser “colocada” dentro do todo da história literária, é “colocada” dentro de um prazo muito mais restrito.
Durante a discussão e o levantamento das descobertas que os grupos fizeram é possível que os alunos citem : “O objetivo do texto dramático é ser encenado com o intuito de entreter o público”, “Esse texto é dirigido aos atores que vão ensaiar e ao público que vai assistir a encenação”, “Esse gênero pode ser apresentado ...
O apogeu do teatro grego Com a evolução da forma e a introdução de enredos fictícios ou contemporâneos se estabilizaram dois gêneros principais, já plenamente cênicos: a tragédia e a comédia. Nas Grandes Dionísias três poetas concorriam, cada um com três tragédias e um drama satírico.
A princípio os gregos abordavam apenas dois tipos de peças teatrais: a tragédia e a comédia.
Assim, dois gêneros forma estabelecidos no teatro grego: a tragédia e a comédia. Gênero mais antigo do teatro grego, a tragédia abordava temas associados à religião ou às sagas dos heróis. As tragédias eram compostas por cinco atos, nos quais os personagens eram deuses, reis ou heróis.
As tragédias eram textos teatrais que apresentavam histórias trágicas e dramáticas derivadas das paixões humanas as quais envolveriam personagens nobres e heroicas: deuses, semideuses e heróis mitológicos. Todas elas possuíam uma característica comum: tensão permanente e o final infeliz e trágico.
Diferente das tragédias, em que os personagens eram nobres e heróis, nas comédias as personagens são pessoas comuns da polis, muitas vezes estereotipadas e caricaturadas. Na tragédia, os heróis era deuses ou semideuses, enquanto na comédia o herói podia ser um palhaço, fingidor, bobo, dentre outros.
Selecionei aqui alguns livros importantes em minha trajetória pessoal de aproximação com a tragédia grega:
A tragédia surge juntamente com a comédia, no teatro grego, sendo que a primeira possuía um caráter nobre dentro das comemorações ao deus da fertilidade, capturava a essência humana e a sua relação com os sentimentos profundos de amor, ódio, medo, traição, etc., enquanto que a comédia surgiu das canções fálicas e ...