O curso de medicina dura seis anos e a residência médica em pediatria dura pelo menos dois anos. Para exercer a profissão como especialista, o pediatra precisa ter feito pelo menos dois anos de residência médica nessa área e registrar-se como especialista no Conselho Regional de Medicina do estado onde trabalha.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, os rendimentos do pediatra estão muito mais baseados na realização de consultas do que de procedimentos médicos complexos. Para quem é residente, o valor bruto da bolsa de residência médica em pediatria é de R$ 3.
Como toda especialização médica, para se tornar um pediatra, é necessário diploma em curso superior de Medicina aprovado pelo MEC, além de residência médica de, no mínimo, dois anos na área ou curso de especialização equivalente a uma pós-graduação em Pediatria.
Cabe ao pediatra responder pelo cuidado dos pacientes não só para tratar as doenças, mas também para preveni-los e orientá-los na busca de práticas de uma vida saudável, como alimentação adequada, vacinações, atividade física, leitura e estímulo à autoestima e enfrentamento de dificuldades escolares, sociais e sexuais.
A pediatria é o ramo de medicina que trata a saúde e os cuidados médicos dos infantes, das crianças, e dos adolescentes do nascimento até a idade de 18. A palavra “pediatria” significa o “curandeiro das crianças”; são derivados de duas palavras gregas: (pais = criança) e (iatros = doutor ou curandeiro).
O bebê deve ir ao pediatra pela primeira vez até 5 dias após o nascimento, sendo que a segunda consulta deve acontecer até 15 dias depois do nascimento do bebê para o pediatra avaliar e acompanhar o ganho de peso, a amamentação, o crescimento e desenvolvimento do bebê e o calendário de vacinação.
A função do pediatra, muito mais do que tratar a doença, é acompanhar o desenvolvimento da criança. Por isso, as consultas, em geral, são mais demoradas e servem para os pais tirarem dúvidas e receberem orientações sobre alimentação, sono, vacinas, prevenção de doenças e acidentes, educação dos filhos etc.