O corpo de todos os organismos possui um meio interno separado do ambiente externo. O corpo dos seres vivos é basicamente formado de liquido, uma solução em meio aquoso onde há vários solutos (composto de moléculas e íons).
Fluido que, localizando-se no exterior das células, inclui o fluido intersticial (intercelular), que preenche os espaços vazios existentes entre as células, o plasma, constituinte líquido do sangue, e fluídos especiais, como o líquido peritoneal e cerebrospinal.
Apresenta glóbulos brancos, dos quais 99% são linfócitos. Basicamente, a linfa é um líquido pobre em proteínas e rico em lipídios. A linfa, assim como o sangue, contribui com o transporte e remoção de substâncias em diversas partes do corpo.
2/3 da composição da linfa deriva do fígado e do intestino. Ela é composta também por leucócitos (glóbulos brancos), sendo que 90% são linfócitos. A linfa transportada pelos vasos linfáticos é filtrada nos linfonodos, também chamados de gânglios linfáticos ou nódulos linfáticos.
Entre os componentes da linfa estão os proeminentes linfócitos e macrófagos, células primárias do sistema imunológico com as quais o corpo se defende da invasão por microorganismos estrangeiros. A linfa é transportada dos tecidos para o fluxo sanguíneo venoso através dos vasos linfáticos.