Utilizado como termo genérico para rochas vulcânicas silicáticas porfiríticas, com fenocristais de quartzo e feldspatos alcalinos em massa microcristalina ou vítrea. Quimicamente correspondente ao granito.
Como é o arranjo dos minerais em uma rocha ígnea? ... Maciça: quando a rocha não apresenta vazios na amostra; Vesicular: quando a rocha apresenta vazios na amostra. Estas vesículas são formadas por bolhas de gases dissolvidos no magma.
Rocha do tipo magmática composta por quartzo, feldspato e mica. Granito é uma rocha magmática ou ígnea resultado do resfriamento do magma (lava vulcânica) derretido que ocorre em grandes profundidades da crosta terrestre.
1) Rochas ígneas ou magmáticas: são aquelas que se originam a partir da solidificação do magma ou da lava vulcânica. ... 1.
As rochas plutónicas, ou intrusivas, são formadas devido à lenta cristalização de um magma em profundidade. Como, em geral, o seu arrefecimento é lento, ocorre a cristalização de todos os seus minerais. São exemplos de rochas plutónicas o gabro, o diorito e granito. ...
Rocha vulcânica ou vulcanito é a designação dada em petrologia e geologia às rochas ígneas de origem vulcânica. É um tipo de rocha que se forma por arrefecimento do magma superficial, é extrusiva. O magma superficial denomina-se lava e é expelido normalmente através de estruturas características denominadas vulcões.
As rochas ígneas intrusivas cristalizam-se quando o magma intrude em uma massa de rocha não-fundida em profundidade na crosta terrestre. Cristais grandes crescem enquanto o magma esfria, produzindo rochas de granulação grossa.
As rochas extrusivas formam-se na superfície da Terra, a partir da lava que, ao ser expelida, esfria com rapidez, produzindo rochas com granulação fina. Exemplos: riolito, basalto, pedra-pomes, andesito, obsidiana.
O diamante ainda continua sendo o sólido mais duro (difícil de ser riscado) encontrado na natureza que se conhece até hoje.
O nitreto de boro surge apenas quando há erupções vulcânicas. Enfim, segundo informações, ele é um dos materiais mais resistentes do mundo, sendo 18% mais duro do que o próprio diamante.
Na natureza, o material mais duro é o diamante. Para arrancar uma lasca dele é preciso aplicar uma pressão de 442 gigapascais, o equivalente a 4,5 milhões de atmosferas! ... Para chegar a esse material, eles comprimiram átomos de carbono a 2,2 mil graus Celsius e a uma pressão de mais de 200 mil atmosferas.