Os óxidos básicos são compostos de caráter iônico que ao reagirem com água formam uma base; e ao reagirem com um ácido originam sal e água. Os óxidos básicos são aqueles que ao reagirem com a água dão origem a bases. Já quando reagem com um ácido dão origem a sal e água.
A constante de ionização da água (Kw), o potencial hidrogeniônico (pH) e o potencial hidroxiliônico (pOH) são medidas importantes para cálculos que envolvem equilíbrio químico em soluções ácidas e básicas, bem como na determinação da concentração dos íons H+ e OH- das soluções em questão.
Os óxidos, compostos formados por dois elementos (binários), em que o oxigênio é o mais eletronegativo, podem ser classificados em óxidos básicos. Um óxido básico é aquele que ao reagir com água gera uma base, ou, ao reagir com um ácido, produz sal e água. Exemplos: Na2O, K2O, CaO, MgO.
As principais características dos ácidos são as seguintes: Em solução aquosa, os ácidos conduzem eletricidade, pois se desdobram em íons; Os ácidos possuem sabor azedo. ... Os ácidos reagem com as bases, formando sais e água.
Com base na definição de Arrhenius, a fórmula dos ácidos apresenta um padrão característico, que é HyX. Dessa forma, o que diferencia um ácido de outro, em relação às suas fórmulas, é o tipo de ânion (X) e a quantidade de hidrogênios (y).
HI
HMnO₄
Retirando uma molécula de água do ácido silícico, teremos o ácido metassilícico, cuja fórmula é H2SiO2.
H₄P₂O₇
H3PO3
Ácido fosforoso é o composto químico descrito pela fórmula H3PO3. É um dos oxiácidos do fósforo, outros importantes membros sendo o ácido fosfórico (H3PO4) e o ácido hipofosforoso (H3PO2). Nota-se que somente os compostos reduzidos do fósforo recebem no nome o final "oso".
H₄P₂O₇
Base é toda substância que em solução aquosa sofre dissociação iônica, liberando o ânion OH- (Hidróxido). ... Uma das características das bases é seu sabor adstringente, que “amarra” a boca, ou seja, diminui a salivação. Da mesma forma que os ácidos, as bases também conduzem corrente elétrica quando dissolvidas em água.