Para que uma evolução benéfica aconteça é preciso, pelo menos, de um bom planejamento e definição de metas e objetivos claros. Mas como fazer isso sem uma base de informações consistente do trabalho desempenhado internamente?
Agora que você já entendeu melhor o que são os indicadores de desempenho, que tal aprofundar um pouco mais? Veja como elaborar planos de ação para as OKRs!
Aliás, de acordo com uma pesquisa realizada pela McKinsey, empresas que investem em indicadores de resultados apresentam um aumento de até 19% em sua rentabilidade.
Hoje, com o machine learning (aprendizado da máquina) é possível coletar grandes bases de dados e tratá-las com muita facilidade.
Esse monitoramento dos indicadores se torna uma importante fonte de informações e dados que permitem confirmar ou refutar hipóteses sobre o que está indo bem e o que precisa ser melhorado no contexto organizacional. Dessa maneira, eles colaboram para uma tomada de decisão baseada em métricas concretas e relevantes.
As métricas e os indicadores de performance têm como objetivo avaliar o desempenho. No entanto, como você já deve ter reparado, existem diferenças importantes entre eles. As métricas são medidas quantitativas que fornecem informações sobre o desempenho geral, sem focar em uma área específica. Por outro lado, o KPI é uma medida específica e estrategicamente importante que ajuda às empresas na avaliação do seu desempenho em áreas críticas.
Lembrando que o lucro operacional é aquele gerado pela operação do negócio, já a depreciação é a redução gradual do valor dos maquinários da empresa, e a amortização representa a perda de ativos intangíveis como marcas e patentes.
Um indicador de desempenho, também chamados de indicadores de performance, são índices que medem o sucesso de uma empresa, permitindo avaliar a efetividade das ações, assim como o desenvolvimento do negócio, sendo ele um guia para a tomada de decisões.
O custo por aquisição é uma métrica que mede o custo médio para adquirir um novo cliente. Ele é calculado dividindo o valor investido em uma campanha pelo número de clientes adquiridos durante o período.
O planejamento estratégico das empresas é o principal norte para direcionar as ações que serão feitas dentro de ciclos estabelecidos — sejam eles trimestrais, semestrais ou anuais.
Analisar métricas a fim de entender os indicadores-chave de performance (KPI), é fundamental para monitorar o desempenho geral. Seja de uma empresa ou sobre estratégias específicas, os dados são imprescindíveis na hora de tomar decisões no negócio. No entanto, muitas pessoas ainda confundem esses termos, o que pode levar a interpretações erradas.
É importante destacar que as métricas por si só não fornecem informações suficientes para entender o que está afetando o resultado. Sendo assim, é necessário combiná-las com outras informações, como análises qualitativas e feedbacks dos clientes, por exemplo.
Sabe qual é um dos melhores sistemas do tipo no mercado? O STRATWs One! Com ele, você faz todo o ciclo de avaliação em um só lugar, de maneira rápida e prática. Solicite uma avaliação gratuita hoje mesmo e veja o que ele pode fazer pela sua empresa!
>>>> Veja mais: o que é gestão de estoque: definição, 6 indicadores e 7 dicas para ser mais eficiente
Ele é um indicador que permite verificar quais investimentos foram eficientes e quais precisam ser revistos pela empresa, trazendo uma visão mais abrangente. Para calcular o ROI você deve usar:
Conheça as histórias de sucesso de nossos clientes e faça como o Mercado Livre que conseguiu otimizar o tempo e atendimento em 80% e a Boavista Tecnologia que alcançou 92% de satisfação dos cliente, além da Monjuá, Hambürg Sud e mais de 2.000 empresas Brasil afora.
Desse lucro, é preciso retirar o dinheiro para os gastos fixos e variáveis. Só depois de tudo é que você saberá se o investimento está ou não valendo a pena. Levando isso em conta, o índice de lucratividade pode ser obtido pela fórmula:
Os indicadores de desempenho estabelecem verdadeiros nortes para as atividades na organização. Sendo assim, sabendo onde se quer chegar, é possível convergir ações para obter aquele resultado esperado.
Por gestão do desempenho, entende-se o processo de definir e alinhar expectativas para o trabalho, acompanhar a performance, avaliar resultados e implantar ações de melhoria e desenvolvimento. É um processo contínuo, que mobiliza diferentes participantes e que engloba diversos processos clássicos de RH.
Quais são as métricas mais importantes?
Ela envolve o alinhamento entre objetivos da organização e o desempenho e desenvolvimento dos colaboradores, bem como a entrega de resultados. Esse é um processo cíclico e contínuo. Nele, devem ser definidas e alinhadas as expectativas entre colaboradores e lideranças, que devem saber o que um espera do outro.
O que é a gestão de desempenho organizacional? Como o próprio nome já diz, a base para essa forma de gestão é o desempenho do colaborador. Assim, a meta é alinhar a performance dos profissionais aos objetivos da empresa e trazer resultados cada vez melhores.
A gestão de desempenho é um dos principais subsistemas de gestão de pessoas dentro de uma empresa. A Gestão do Desempenho possibilita o monitoramento da execução da estratégia. ... Por meio dela, é possível identificar pontos de melhoria na performance dos colaboradores, bem como aqueles que se destacam em suas funções.
Medir o quê? Para todos os tipos de processos, de qualquer natureza, as medições devem ser realizadas nas três dimensões de desempenho: eficiência, eficácia e efetividade.
O desempenho é definido como o grau em que a produção preenche os cinco objetivos de desempenho (qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade e custos), de forma a satisfazer seus consumidores.
O planejamento estratégico auxilia na compreensão das mudanças do ambiente externo e interno, pois ajuda a reconhecer problemas que podem surgir ao longo do caminho e a identificar oportunidades de melhoria para o negócio. ...