O BD CLED Agar (Agar de cistina lactose deficiente em electrólitos) é um meio de cultura para diferenciação para utilizar no isolamento e enumeração de bactérias da urina.
Ágar Cled MBiolog é um meio de cultura enriquecido, destinado ao isolamento e cultivo de diversos microrganismos, recomendado para amostras de urina, fornecendo uma boa diferenciação colonial, com características diagnósticas nítidas.
Preparação: Suspender 36.
Meio de cultura nutritivo, não seletivo e diferencial destinado a de cultura promove o crescimento de agentes patogênicos e reduz a formação de swarming (véu) de espécies de concentração de eletrólitos.
Os meios de cultura são insumos preparados em laboratórios que fornecem os nutrientes para o crescimento e desenvolvimento de microrganismos (como bactérias e fungos) fora do seu habitat natural.
O Ágar MacConkey é considerado um dos primeiros meios de cultivo para bactérias gram negativas indicando a fermentação por lactose. Recomenda-se a utilização do Ágar MacConkey em amostras clínicas que contenham microbiota mista, como urina, fezes, feridas e secreções.
Meio Seletivo: são exemplos o Ágar Manitol Salgado e Agar SS, utilizados para selecionar as espécies que serão isoladas e impedir o crescimento de germes. Meio Diferencial: promove uma mudança na coloração das colônias de bactérias, possibilitando a distinção de vários gêneros e espécies de microrganismos.
Meio de Cultura Seletivo: São meios que suprimem o desenvolvimento (ato de crescimento) de determinados microorganismos em benefício de outros. ... Meio de Cultura Transporte: Por fim, estes mantêm as bactérias viáveis por mais tempo – para situações onde a semeadura imediata do material não é possível.
Os meios de cultura são classificados de acordo com seu estado físico, podendo ser sólido, quando possui agentes solidificantes como o ágar; semissólido, quando a consistência de ágar e/ou gelatina é intermediária, ou líquido, quando não possui solidificantes, caracterizando-se como caldo.
- Meio não seletivo e diferencial que permite o crescimento de bactérias Gram-positivas e Gram- negativas, além de permitir a visualização de hemólise.
O preparo de um meio de cultura para bactérias requer os seguintes materiais: Ágar....
Entre os principais componentes de um meio de cultura estão as fontes de carbono e energia (como os açúcares), as fontes de nitrogênio, fósforo e sais minerais.
Para efetuar a contagem total de bactérias numa determinada suspensão da amostra faz-se diluições decimais seriadas da amostra e inocula-se, usualmente, pela técnica de “pour plate” ou disseminação com alça de Drigalsky, em meios de cultura apropriados.
Multiplique o grau da diluição pela quantidade que você pôs na placa. Se nesse exemplo você colocou 0,1 ml da sua diluição 1/100 no ágar, você deve multiplicar 0,1 x 1/100 para um resultado de 1/1000 ou 0,001.
Os manuais de análises e as legislações específicas para microbiologia de alimentos estipulam limite máximo e mínimo de contagem. Normalmente, o limite é entre 25 e 250 UFC, porém alguns outros limites podem ser utilizados para algumas análises como, 15 - 150 ou 30 – 300 UFC/placa.
A contagem bacteriana total (CBT) A Contagem Bacteriana Total indica a contaminação bacteriana do leite e reflete a higiene de obtenção e conservação do mesmo. É expressa em unidades formadoras de colônia por mililitro (UFC/mL).