Os sentidos remanescentes envolvem as percepções não visuais, como a audição, o tato (sistema háptico), o olfato, a cinestesia, a memória muscular, o sentido vestibular, os quais serão detalhados no capítulo 3.
Sentidos remanescentes são os sentidos intactos que podem ser utilizados e estimulados para melhor qualidade de vida da pessoa com deficiência visual e/ou com outras deficiências associadas, como tato, olfato, audição, percepção vestibular, visão residual etc.
O método denominado de Braille, que permite que um deficiente visual possa ler e escrever, através de um código de 6 pontos, foi inventado por Louis Braile. A alfabetização convencional para crianças com deficiência visual é feita através deste método.
O Braille é um sistema de leitura tátil e escrita para pessoas com deficiência visual, inventado pelo francês Louis Braille (1809-52). ... Esse novo sistema, adaptado por L. Braille, passou a utilizar pontos em relevo, possibilitando o manuseio pelas pessoas cegas, tanto na escrita como na leitura.
O surdo que enxerga, se comunica através de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e a pessoa que além de não ouvir é cega? -Essas pessoas se comunicam através do método Tadoma,que permite ao surdo cego a comunicação através dos movimentos faciais.
Especificamente, o Tadoma é um método de comunicação em que a pessoa surdo-cega coloca o polegar na boca do falante e os dedos ao longo do queixo. O meio de três dedos, muitas vezes caem ao longo bochechas do falante com o dedo mindinho pegar as vibrações da garganta do falante.
É por meio de gestos, expressões, leitura labial e até mesmo estrutura gramatical própria que surdos e mudos se comunicam com o restante das pessoas. Para conversar por meio das mãos é preciso conhecer os sinais.
Alguns surdo-cegos têm audição residual e até a fala, nos casos em que a surdez evoluiu depois de o indivíduo já ter adquirido a linguagem oral (os chamados "pós-simbólicos"). Os casos mais graves são os "pré-simbólicos", de surdo-cegueira congênita ou adquirida antes da aquisição da linguagem.
O papel do professor, intérprete ou guia-intérprete junto à criança surdocega será o de suprir sua carência de funcionamento sensorial com estímulos organizados e significativos, promovendo a construção de sua consciência e imagem corporal, seu desenvolvimento motor e afetivo, e também sua autonomia (Erikson, 2002).
Eles trabalham e vivem sozinhos. De forma independente. Para algumas tarefas -como idas ao supermercado – eles precisam da ajuda de um intérprete, mas de modo geral conseguem manter uma vida como a de qualquer outro casal.
A Surdocegueira é uma deficiência que compromete, em diferentes graus, os sentidos da visão e audição. ... O sujeito pode ter cegueira e baixa audição; surdez profunda e baixa visão; baixa visão e audição ou ter cegueira e surdez profundas.
Causas mais comuns da surdocegueira:
Portanto, de acordo com gráfico, um surdo-cego é capaz de perder 88% de perda sensorial, visto que soma-se 75% da visão e 13% da audição.
O objetivo é disseminar uma das técnicas de tradução de linguagens, a libra tátil - um método da linguagem brasileira de sinais, adaptado ao tato, pelo qual o tradutor se permite tocar enquanto fala em libras, assim o surdocego pode sentir seus movimentos e fazer a leitura.
A língua oral amplificada ou fala ampliada consiste na recepção da mensagem expressa pelo interlocutor por meio da língua oral, mediante o uso, por parte da pessoa com surdocegueira, de aparelho de amplificação sonora (AASI) / aparelho auditivo.
Atualmente, as pesquisas apontam a existência de cinco componentes dos sinais, os chamados Parâmetros das LS: a configuração de mão, o ponto de articulação, o movimento, a orientação e as expressões não-manuais. Abaixo vamos conhecer cada um desses componentes dos sinais.
Também é possível para o surdocego escrever na mão de seu intérprete utilizando um alfabeto manual ou redigir suas mensagens em sistema Braille. Existe ainda o alfabeto Moon, que substitui as letras por desenhos em relevo, e o sistema pictográfico, que usa símbolos e figuras para designar os objetos e ações.
Como já foi mencionado, a LIBRAS possui uma estrutura gramatical própria, sendo composta por parâmetros principais, os quais são: a configuração da(s) mão(s) (CM), o movimento (M) e o ponto de articulação (PA); e por parâmetros secundários, que são a disposição das mãos, a orientação das mãos e a região de contato.
Em Libras, existem aproximadamente 60 diferentes tipos de configuração de mão. Este parâmetro é muito importante pois, caso alguma configuração saia errada ou diferente, você poderá passar uma ideia equivocada, alterando o significado e dificultando a compreensão da pessoa com quem está conversando.
Os Cinco Parâmetros da Libras
A Libras – Língua Brasileira de Sinais é uma forma de linguagem natural, criada para promover a inclusão social de deficientes auditivos. ... Hoje, aprender Libras é fundamental para o desenvolvimento nos aspectos social e emocional, não apenas do deficiente auditivo, mas também de todos que fazem parte do seu convívio.