As primeiras atitudes para quem deseja prevenir a artrose são: Tratar as doenças citadas acima. Controlar ou perder peso (se o índice de massa corporal estiver elevado). Praticar atividade física com orientação médica....A artrose pode se manifestar com:
Existem dois tipos de artrose: a primária e a secundária. Vamos explicar a seguir um pouco sobre cada uma delas.
É mais comum nas mãos, coluna, joelhos e quadril³. É claro, também existe um componente de inflamação e sua frequência aumenta com o envelhecimento¹. A grosso modo, a artrite é a inflamação enquanto a artrose é a degeneração das articulações.
A osteoartrite (artrose) é uma doença que se caracteriza pelo desgaste da cartilagem articular e por alterações ósseas, entre elas os osteófitos, conhecidos, vulgarmente, como “bicos de papagaio”. A pode ser dividida em sem causa conhecida (dita primária) ou com causa conhecida (dita secundária).
Principais sintomas
A artrose é uma doença degenerativa que afeta qualquer articulação do corpo e como resultado, há o desgaste em grandes e pequenas articulações. Já a osteoporose é uma doença que está ligada ao enfraquecimento dos ossos.
A osteoartrose, também designada por osteoartrite, ou artrose(s), é a doença relacionada com a lesão degenerativa da cartilagem articular. A articulação é a zona de ligação entre dois ossos que permite a realização de movimentos.
A cartilagem permite que os ossos deslizem um sobre o outro com mínimo atrito, sendo, portanto, uma espécie de amortecedor. A artrose é a doença causada pelo desgaste desta cartilagem, o que provoca aumento da fricção entre os ossos e leva à inflamação local (artrite), dor e incapacidade funcional.
Além do fêmur, são alvos comuns da fratura por osteoporose a coluna, o quadril, o antebraço e o úmero (próximo à região do ombro). O envelhecimento é, sem dúvida, um dos principais responsáveis pela doença, considerada hoje o segundo maior problema de saúde pública no mundo, atrás apenas dos males cardiovasculares.