Como resolver regra de três?
Mediante a identificação desses pontos, podem ser usados dois tipos de regra de três: simples e compostas. A forma mais fácil de fazer essa diferenciação entre o tipo de regra de três ao qual recorrer é prestar atenção a quantidade de valores apresentados na situação.
3º) Montar a equação da seguinte maneira: se as grandezas forem diretamente proporcionais, multiplica-se os valores em forma de X; se as grandezas forem inversamente proporcionais, multiplica-se os valores em linha; 4º) Resolver a equação.
Multiplicando cruzado com uma única variável:
Multiplicando cruzado com uma única variável. Multiplique o numerador da fração à esquerda pelo denominador da fração à direita. Digamos que você está trabalhando com a equação 2/x = 10/13. Agora, multiplique 2 por 13: 2 × 13 = 26.
Neste jogo, cada carta tem um número inteiro de -50 até +50, incluindo todos … os números desse intervalo sem repetir nenhum. Ao possuir uma carta numerada, o seu par pode ser formado pela carta que possui o simétrico ou o módulo daquele número. A carta que não possui um par é chamada de mico.
A multiplicação de frações é realizada multiplicando o numerador da primeira fração com o numerador da segunda fração e em seguida multiplicando o denominador da primeira com o denominador da segunda. A operação continua sucessivamente em casos em que a multiplicação envolvem mais de duas frações.
No caso da multiplicação, o cálculo é simples! Para multiplicarmos uma fração, basta multiplicarmos os numeradores e os denominadores separadamente.
→ Potenciação de frações: um resultado da multiplicação A multiplicação de frações deve ser realizada da seguinte maneira: o numerador do resultado é o produto dos denominadores das frações, e o denominador do resultado é o produto dos numeradores das frações.
Considere a seguinte fração:
Etapas para calcular a raiz quadrada de um número:
Da mesma forma que calculamos a raiz quadrada de um número natural positivo, podemos determinar a raiz de um número fracionário. Para isso, basta calcularmos a raiz do numerador e do denominador. Alguns resultados são obtidos com a fatoração dos números, os quais são agrupados como potência de expoente igual a 2.
Em geral, os exercícios de Limites envolvendo raiz são elaborados na forma de uma divisão (razão), na qual o termo que possui a raiz pode estar tanto no numerador quanto no denominador. Isto ocorre pois a intensão deste tipo de exercício é chegar em uma indeterminação.
Por exemplo, considere √2: Para transformar √2 em potência, repita o 2 e coloque o expoente 1/2. O expoente é 1/2, porque o numerador 1 é extraído do expoente do 2 dentro da raiz, e o denominador 2 é porque se trata de raiz quadrada. Se fosse raiz cúbica por exemplo ∛2, ficaria 2 elevado ao expoente 1/3.
Resposta. A raiz quadrada do infinito é infinita, por mais irônico que seja. E o infinito negativo. Embora não exista infinito, apenas a tendência.
Para racionalizar uma fração, multiplique numerador e denominador pelo radical presente no denominador. Observe o exemplo: Repare no exemplo acima que a fração com radical no denominador foi simplificada e o resultado é apenas raiz de 3.