EEPROM é a sigla para “Electrically Erasable Programmable Read-Only Memory”, que em português significa Memória Somente de Leitura Programável Apagável Eletricamente. ... Uma das vantagens deste método é que a EEPROM não precisa ser retirada do circuito para ser limpa ou reprogramada.
Nossa última descoberta de hoje será a memória somente leitura programável e apagável eletricamente! Uma memória não volátil que permite a regravação dos dados! Enquanto nas memórias EPROM a exclusão dos dados é feita tem que ser feita por luz ultravioleta, na EEPROM é feita eletronicamente.
Para usar esta função basta incluir a biblioteca no início do sketch desta forma:
Memória ROM As memórias ROM (Read-Only Memory - Memória Somente de Leitura) recebem esse nome porque os dados são gravados nelas apenas uma vez. Depois disso, essas informações não podem ser apagadas ou alteradas, apenas lidas pelo computador, exceto por meio de procedimentos especiais.
A memória somente de leitura ou ROM (acrônimo em inglês de read-only memory) é um tipo de memória que permite apenas a leitura, ou seja, as suas informações são gravadas pelo fabricante uma única vez e após isso não podem ser alteradas ou apagadas, somente acessadas.
Uma PROM (do inglês programmable read-only memory) ou OTP NVM (one-time programmable non-volatile memory) é uma memória programável só de leitura. É uma forma de memória digital onde o estado de cada bit está trancado por um fusível ou antifusível.
Como gravar dados na Memória Eprom? Para gravar dados na Memória Eprom é necessário fornecer tensões maiores do que a utilizada na alimentação. Para isso, um processo chamado de HCI (Hot Carrier Injection, em inglês) é aplicado em sua porta flutuante.
1 Pressione o botão Reset do Arduino. 2 Ao soltar o botão, clique em upload. Se não der certo, tente novamente os 2 últimos passos!
O ATMega, quando ligado, está com o pino 1 (reset), em nível alto (1). Ao aplicarmos 0v (nível baixo) neste pino, o ATMega é resetado. Repare que no barramento inferior do Arduino Uno, logo abaixo do microcontrolador, temos um dos pinos com a marcação RESET.
Como fazer upload de programas
O Botão "RESET" na placa Arduino serve para reiniciar a mesma. Ou seja, tem praticamente o mesmo efeito de você desligar e depois ligar a alimentação na placa.
O botão reset de um computador costuma ser indicado em caso de travamentos ou erros do Windows ou outro sistema operacionais. Apesar disso, há usuários que usam o recurso indiscriminadamente para tarefas simples, como desligar a máquina.
println(millis()); delay(50); } while (temperature < 38); Após isso ele irá para outro laço onde começa a primeira rampa, precisaria que o millis, começa-se a contar quando esse laço inicia, e quando ele terminar o ciclo desse FOR, o tempo reseta e começa uma nova rampa.
Botão de RST (ou EN) – dá um pulso LOW no pino EN , reset do módulo ESP32. Botão de BOOT – dá um pulso LOW no pino GPIO 0 – permite a gravação do programa no ESP32. Observação interessante : Os pinos DTR e RTS do Chip CP2102, controlam o pino ENA (reset chip ESP32) e o pino GPIO0 (Load program).
Por exemplo: delay(500), o arduino irá contar até 500 milissegundos e depois irá para próxima instrução. O delayMicroseconds(500), o arduino fará o mesmo que o delay, mas em microssegundos. O problema de utilizar estas funções é que elas "pausam" a programação até terminar o tempo que foi determinado.
A função millis() retorna um número indicando há quantos milissegundos o Arduino está ligado. Agora, ao invés de pausar o sistema durante um tempo determinado usando a função delay(), iremos trabalhar com o valor retornado pela função millis() e calcular indiretamente o tempo decorrido.
O Blink Quest é um software de leitura móvel para realização de pesquisas em campo que pode ser utilizado em smartphones ou tables. O Blink SI, é um software de Business Intelligence voltado à área comercial para apoio à tomada de decisões.
O millis() é uma função do Arduino que retorna o número de milisegundos que se passaram desde que o programa atual começou a rodar, ou seja: rodou o programa, o “millis” começa a contar.
Para resolver este problema e termos mais autonomia na programação, podemos substituir o delay por outra técnica, que não trava a execução (loop). Para isso usaremos a função millis(). Esta função retorna o tempo em milissegundos desde quando o arduino foi ligado ou reiniciado.
Programação sem delay(), usando millis() Deste modo, é importante trocar o uso do delay pelo uso da função milis() que retorna um número do tipo inteiro longo, com a quantidade de milisegundos passados desde que o Arduino foi ligado.
Uma das funções mais conhecidas e utilizadas em programação para Arduino é a função delay(), que permite pausar o programa por um período de tempo especificado, na forma de um parâmetro com o valor em milissegundos desejados.
Para demonstrar o uso da função millis, utilizei dois LEDs conectados ao Arduino, onde um dos LEDs vai piscar em intervalos de 2 segundos e o outro vai piscar em intervalos de 500ms. Os dois processos vão ocorrer simultaneamente e sem interrupções.
Juntando os programas Análogo ao que foi feito com os circuitos, para juntar os dois programas em um único Arduino você deve atentar-se ao que precisa realmente ser colocado e o que não pode ser repetido, não podemos simplesmente copiar e colar os dois programas juntos e esperar que funcione.
Delay é um efeito acústico e uma unidade de efeitos que grava um sinal de entrada em um meio de armazenamento e, em seguida, o reproduz após um período de tempo. O sinal atrasado pode ser reproduzido várias vezes ou reproduzido novamente na gravação, para criar o som de um eco repetitivo e decadente.
Função pinMode() Esta função permite configurar um pino específico para se comportar como um pino de entrada ou de saída. ... Já os pinos de saída devem ser configurados por meio dessa função, o que os leva a um estado de baixa impedância, de modo que eles podem fornecer corrente para outros circuitos.
break é usado usado para sair de um laço for, while ou do… while, ignorando a condição padrão do loop. Também é usada para sair do comando switch case.
Para sair do laço infinito usa-se break para forçar a saída quando uma determinada condição ocorrer. quando nada é colocado dentro da estrutura de repetição for, a condição é considerada verdadeira.
Break – O comando break é usado em laços de repetição while, do/while, for e com os comandos switch/case. Quando usado em laço de repetição, causa uma interrupção imediata do mesmo, continuando a execução do programa na próxima linha após o laço. Isso ocorre caso a condição imposta seja atendida.
A outra void loop() é uma função que executa os comandos que são colocados nela infinitamente. A função pinMode(número do pino, Input/Output) é colocada na void setup() e serve para configurar um pino como sendo saida ou entrada.