Genghis Khan
9) A supremacia mongol começou a ter fim no início do século 15, em parte por causa da ausência de uma identidade mongólica e devido a inevitável fragmentação do sistema de clã, que culminou em lutas internas entre as diferentes tribos do império, logo após a morte de Gengis Khan, em 1227.
Em seus 65 anos de vida, o líder nascido na Mongólia construiu o maior império em extensão, da costa do Oceano Pacífico ao Mar Cáspio. Seus descendentes chegaram à Europa e ao Golfo Pérsico.
Apesar de tantas e rápidas conquistas, o império não conseguiu manter uma unidade, acabou dividido em reinos e chegou ao fim em 1368, com a expulsão dos descendentes de Gengis Khan da China. "Os mongóis eram poucos para manter os territórios conquistados.
A Sexta Cruzada foi lançada pelo imperador do Sacro Império, Frederico II de Hohenstauffen, no ano de 1227. Não obteve o êxito esperado e marcou-se por um dos fatos mais interessantes, seu propagador foi excomungado pelo Papa por duas vezes.
18 de agosto de 1227
Genghis Khan nasceu na Mongólia, no ano de 1162. ... Também mudou de nome, de Temujin para Genghis, que significa em língua mongol, guerreiro perfeito.
Khentii
1160
18 de agosto de 1227
Eles controlavam a maioria da Ásia Menor, o atual Iraque, atual Irã, Afeganistão, Paquistão, Tibete, partes da Índia, partes da Birmânia, toda a China e partes do Vietnã. Os clãs mongóis uniram-se sob a liderança de Gêngis Cã, no início do século XIII.
Um estudo sugere que mais de 16 milhões de homens no mundo seriam descendentes genéticos dele. Na área do antigo Império Mongol, que cobre uma vasta área da China e do Irã, além de partes da Rússia e da Europa, mais de 8% dos homens podem descender do líder.
Em 10 de abril de 1241, as tropas mongóis derrotaram o exército do rei húngaro Belá e chegaram às portas da região do Danúbio e da Dalmácia. Após a morte de Gengis Khan, em 1227, seus sucessores concluíram a conquista do norte da China.
Tengriismo
Tolui provavelmente nasceu em 1191 e era o filho mais novo de Gêngis Cã (r. 1206–1227) e sua esposa Borte. Aos cinco anos, quase foi morto por um tártaro. Em 1203, Gêngis lhe deu Sorcaquetani, sobrinha de Ongue Cã, como esposa; o casal gerou Mangu (1209), Cublai (1215), Hulagu (1217) e Arigue.
tugrik mongol
Língua mongol
Ulan Bator ou Ulã Bator (em mongol: Улаанбаатар; romaniz.: Ulaanbaatar; pronunciado: [ʊɮɑːŋ. bɑːtʰɑ̆r]) é a capital e a maior cidade da Mongólia.
Ásia
A Mongólia é um país da Ásia Oriental e Central. Na Idade Média, liderada por Genghis Khan, constituiu o maior império com o território se estendendo da península coreana até a Europa. Atualmente faz fronteira com dois países: China, ao sul e Rússia, ao norte.
No geral, 57% da população vive nas cidades. Nas zonas rurais, assentamentos agrícolas já começaram a substituir os semigrupos nômades. A maioria dos cidadãos da Mongólia são da etnia dos mongóis, principalmente Khalkha mongóis. No entanto, existem minorias de cazaque, uigures e tuvans.
30-40% da população INTEIRA da Mongólia é nômade. Os meios de subsistência dessas famílias nômades dependem de seus animais para ganhar a vida e se sustentar se elas vivem no Deserto de Gobi – quer sejam ovelhas, cavalos, vacas ou mesmo camelos.
Ásia
Khaltmaagiin Battulga
Um kuriltai é uma assembléia de clãs mongóis ou turcos, às vezes chamada de "conselho tribal" em inglês. Geralmente, um kurultai (ou kuriltai) se reunia com o propósito de tomar uma decisão política ou militar importante, como a seleção de um novo cã ou o início de uma guerra.
yuan