A causa da SMSL (Síndrome da Morte Súbita do Lactente) é a combinação de diversos fatores de risco, como imaturidade do sistema cardíaco e respiratório, capacidade de acordar diminuída, exposição a fatores ambientais de risco, como cigarros (passivo), e da posição de dormir (barriga para baixo ou de lado).
Confira as principais dicas;
A definição de Síndrome da Morte Súbita do Lactente (SMSL) é a morte súbita e inesperada, durante o sono, de criança com menos de 1 ano de idade, onde a história clínica, o exame físico, a necropsia e o exame do local do óbito não demonstram a causa específica do mesmo.
NINHO PARA BEBÊ É uma espécie de mini-berço que vem se tornando cada vez mais popular. No entanto, alguns pediatras não recomendam o uso.
Passo 1: coloque duas toalhas de banho uma sobre a outra e enrole-as no sentido horizontal, para o rolinho ficar longo.
Quando e qual usar? O travesseiro pode ser colocado no berço a partir do primeiro ano de vida, que é quando a criança já tem a musculatura do pescoço forte e a capacidade de tirar o travesseiro, caso se sinta incomodado por algum motivo.
Médicos recomendam evitar deixar o bebê em posição totalmente vertical, tanto na hora de amamentar, quanto na hora de dormir. Portanto, o ideal é que ele permaneça com a cabeça e o tronco em um ângulo um pouco mais elevado que o restante do corpo.
Tudo que sempre li sobre segurança para a hora de dormir diz que bebês não podem dormir cobertos por cobertores, mantas, edredons ou afins. Esses itens não podem nem ficar dentro do berço, mesmo que longe dos pequenos.
Fique atenta a forma como o protetor deve ser amarrado às grades do berço. Muitos usam só um laço centralizado na altura do protetor, o que acaba deixando a parte de baixo solta, o que facilita para o bebê colocar a cabeça por baixo e ficar “preso”.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, para evitar o perigo de sufocamento, o bebê deve dormir sempre de barriga para cima e não deve haver protetor, travesseiro, bicho de pelúcia ou qualquer outro objeto dentro do berço.
– outra alternativa é o protetor lateral de berço de tela respirável, que evita que a criança passe braços e pernas pelas grades, mas permite que também ela respire normalmente caso encoste o rosto na tela. -escolha um kit berço mais simples, sem detalhes como pedrarias, pérolas, apliques e bordados.
Guia prático para organizar e manter um berço seguro para o bebê
O berço deve ser seguro Ou seja, do ponto mais profundo do berço até o ponto mais alto da cerquinha. Se o berço tiver barras, a separação entre elas deve ser de 4,5 cm a 6,6 cm para evitar que o bebê coloque a cabeça entre elas e fique preso.
Esvazie o berço Mas se seu filho costuma ter refluxo, recomenda-se levantar a cabeceira do berço com opção de regulagem do estrado, ou colocar uma pequena manta dobrada embaixo do colchão, elevando um pouco o espaço para a cabecinha.
Não montar o berço do bebê antes do nascimento Dizem as avós que o bercinho do bebê deve ficar desmontado até que ele nasça e esteja em casa, são e salvo. Caso a mãe opte por montar o berço antes, algo sério pode acontecer como internação ou até morte.
A posição mais adequada para diminuir o risco de refluxo e prevenir a morte súbita de bebês é elevar com a cabeceira do berço levemente, entre 15 e 30 graus, especialmente até os seis meses de idade. Uma dica é pôr algum volume em baixo do colchão, que pode até ser uma colcha dobrada.
Caso tenha dificuldades para encontrar o leite certo para o seu bebê por sofrer com refluxo constante, uma boa opção é a Fórmula Infantil Premium – Enfamil A.R. Isso porque ela possui uma fórmula exclusiva que previne os refluxos gástricos que podem ocorrer durante etapas do crescimento da criança.