Os Auxiliares e Técnicos de Enfermagem desenvolvem suas atividades em setores específicos na unidade de saúde como Salas de Vacinação, curativos, preparo de pacientes (verificação de Temperatura, Peso, altura, PA e glicemia capilar), administração de medicamentos, aerossolterapia, auxílio na coleta de material ...
Descrição detalhada
R$1.
As atividades da sala de vacinação são desenvolvidas pela equipe de enfermagem treinada e capacitada para os procedimentos de manuseio, conservação, preparo e administração, registro e descarte dos resíduos resultantes das ações de vacinação.
A sala de vacinação é a instância final da REDE DE FRIO, onde os procedimentos de vacinação são executados, mediante ações de rotina, campanhas e outras estratégias. Todas as vacinas devem ser armazenadas em temperatura entre +2ºC e +8ºC, sendo ideal +5ºC. chamado de pirômetro.
Tanto enfermeiros quanto técnicos de enfermagem priorizam a administração de vacinas em detrimento do exercício de ações educativas, que abordem o tipo de vacina, as doenças para as quais conferem imunidade, os principais eventos adversos e como proceder caso aconteçam.
Exemplos: diluir o pó da vacina com o conteúdo inteiro do diluente; não agitar a vacina com força após a diluição; aspirar todo o conteúdo, quando a vacina for monodose, e a dose correta quando esta for multidose; utilizar a agulha correta e escolher a melhor área para a aplicação da vacina — se subcutânea ou ...
Entre os principais cuidados, atentar para:
o refrigerador deve ser exclusivo para o armazenamento dos imunobiológicos; não armazenar qualquer produto na porta do refrigerador; fazer o degelo a cada 15 dias ou sempre que necessário (nesse caso considera-se a camada de gelo no interior do congelador, a qual não deve ultrapassar a 0,5 cm);
A temperatura de conservação adequada para os imunobiológicos é, via de regra, entre + 2º C e + 8ºC. É de extrema importância garantir a eficácia da vacina no nível local, ou seja, na sala de vacinação.
“Os imunobiológicos são medicamentos produzidos pela biologia celular de DNA humano e atuam diretamente nas vias inflamatórias de diversas doenças, principalmente nas que possuem caráter autoimune”, explica Alan Bub Cabral, parceiro da Soma Imuno.
A caixa térmica para início das atividades diárias deve ter os seguintes cuidados: Temperatura da caixa entre +2ºC e +8ºC, monitorando-a com termômetro. Usar bobina de gelo reciclável. Separar algumas vacinas para serem usadas durante o dia e arrumá-las na caixa de maneira que não fiquem umas sobre as outras.
7) As vacinas devem ser colocadas nas prateleiras centrais e nunca na parte inferior do refrigerador. Também não podem ser colocadas na porta. 8) Os frascos e ampolas de vacinas, de preferência, devem ser colocados em bandejas perfuradas, sobre as prateleiras, a fim de haver uma boa circulação de ar frio.
– Não deixar as vacinas por muito tempo na caixa de isopor, já que a isotermia dura por apenas algumas horas. – Guardar as vacinas em uma geladeira, desde que se certifique de que a temperatura esteja entre 2 e 8 ºC.
Regras importantes do PNI Colocar vacinas que podem ser congeladas (poliomielite, sarampo, febre amarela, rubéola, tríplice viral) na primeira prateleira em bandejas perfuradas para permitir circulação do ar.
Algumas vacinas podem congelar sem alteração do seu poder imunogênico como a Febre Amarela, Sabin e Triviral. Entretanto, algumas delas como a BCG, dupla adulto (dt), tríplice bacteriana (DPT), hepatite b, influenza, tetravalente, uma vez congeladas, podem perder potência comprometendo a sua proteção imunogênica(8).
Pergunta. Quanto à definição da rede de frio de uma UBS, assinale a alternativa que a define de forma correta: É o sistema de preservação dos imunobiológicos (princípios ativos e diluentes), em condições adequadas de refrigeração, durante seu armazenamento e transporte.
A estrutura da rede de frios passa pelas três esferas da gestão , organizando-se nessa estrutura administrativa em armazenamento e distribuição. As instâncias de distribuição e armazenamento: Nacional, Estadual, Regional (conforme estrutura do estado), Municipal e Local.
Composição das vacinas As vacinas atenuadas contêm agentes infecciosos vivos, mas extremamente enfraquecidos. Já as vacinas inativadas usam agentes mortos, alterados, ou apenas partículas deles.
Vacinas conjugadas são aquelas nas quais os antígenos bacterianos são ligados a carregadores proteicos (polissacarídeos) gerando uma resposta de longa duração dos anticorpos.
A vacina estimula a defesa do corpo contra os microrganismos (vírus e bactérias) que provocam doenças e podem ser produzidas a partir de microrganismos enfraquecidos, mortos ou a partir de alguns de seus derivados.
A conscientização sobre a importância da vacina é um assunto bastante discutido atualmente. Elas atuam na defesa do organismo contra agentes infecciosos e bacterianos. Doenças como o Sarampo, Meningite, Coqueluche, Hepatite, entre outras, hoje, estão controladas graças ao elevado índice de imunização.
A importância da vacinação vai muito além da prevenção individual. Ao se vacinar, você está ajudando toda a comunidade a diminuir os casos de determinada doença. Vacinas são substâncias que possuem como função estimular nosso corpo a produzir respostas imunológicas a fim de nos proteger contra determinada doença.
A importância primordial da vacinação é prevenir as doenças. A vacinação é um dos jeitos mais simples e eficazes de defender o organismo humano contra os agentes infecciosos do meio externo. As vacinas protegem o corpo fortalecendo a resistência do organismo para aquelas doenças antes que a pessoa a contraia.
Vacinas são substâncias que possuem como função estimular nosso corpo a produzir respostas imunológicas a fim de nos proteger contra determinada doença. Elas são produzidas a partir do próprio agente causador da doença, que é colocado em nosso corpo de forma enfraquecida ou inativada.