Hipovitaminose ou avitaminose é o nome dado às doenças causadas pela falta de vitaminas no organismo.
Designação genérica dada a todas as doenças devidas a carência ou a excesso de vitaminas.
A pelagra é uma doença causada pela carência de niacina e de triptofano, um aminoácido essencial que se transforma em niacina nos tecidos dos mamíferos. A pelagra é uma doença nutricional que se caracteriza pela deficiência de niacina (vitamina B3) e triptofano, um aminoácido essencial.
Mais comumente conhecida como "olho seco", a xeroftalmia ou ceratoconjuntivite seca é uma condição que se caracteriza pela deficiência na produção de lágrimas, resultante de uma disfunção das glândulas lacrimais.
A carência parcial de vitaminas é chamada de hipovitaminose, enquanto que o excesso de ingestão de vitaminas é denominado hipervitaminose. Avitaminose é a carência extrema ou total de vitaminais. Existem ainda as pró-vitaminas, substâncias a partir das quais o organismo é capaz de sintetizar vitaminas.
As vitaminas e os minerais são elementos inorgânicos que não podem ser produzidos pelo próprio corpo, mas são fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Esses nutrientes podem ser encontrados em diversos alimentos, na exposição solar ou em suplementos de reposição.
Falta de vitamina B6: sintomas e principais causas
A vitamina B6 atua como coenzima em diversas reações metabólicas do organismo, participando da produção de energia por atuar no metabolismo dos aminoácidos, gorduras e proteínas. Além disso, também participa da produção de neurotransmissores, substâncias que são importantes para o bom funcionamento do sistema nervoso.