Salvar um animal de rua é importante e necessita de cuidados. Sendo assim, o ideal é que ele seja levado ao veterinário para um checkup, para saber se ele possui algum tipo de lesão, doença ou necessidade que não foi possível ser identificada até então. Se for caso, aproveite para também vaciná-lo!
Em alguns casos, é necessário pedir auxílio. Para isso, há a possibilidade de contar com instituições de pets abandonados. Em algumas cidades, o Centro de Zoonoses também auxilia peludos solitários. Esses locais cuidam dos animais até encontrarem a família perfeita para cada um.
São 60 pessoas unidas pela solidariedade no Grupo de Proteção de Animais de Rua. Elas cuidam de cães e gatos que passaram por situações de abandono, maus-tratos ou que estão doentes e necessitam de tratamento.
Ministério do Meio Ambiente
UIPA – União Internacional Protetora dos Animais: Mais antiga associação brasileira de defesa dos direitos animais, fundada em 1895. Mantém uma clínica veterinária e um abrigo com mais de 1200 animais destinados à adoção.
A principal lei que protege os animais é a Lei Federal 9.
A legislação que protege os animais no Brasil, especificamente sua eficácia no combate aos maus-tratos e crueldades contra os animais; estudo de como os animais são rotulados e enxergados no direito brasileiro, assim como as consequências jurídicas desta classificação.
No Direito Civil português, os animais são tratados como 'coisas'. ... No caso como coisa corpórea/material, móvel e fungível. Atente-se ao que diz o art. º 207º CC quanto à susceptibilidade de, na relação jurídica, a coisa poder ser substituída por outra equivalente.
Resposta. Resposta: cultura, economia, educação, abandono de animais, omissão.
É dever do Estado proteger os animais? Sim, é dever do Estado proteger os animais, tanto domésticos quando silvestres. O dever do Estado de proteção aos animais possui fundamento na Constituição Federal, em seu artigo 225: “Art.
“Todos os animais nascem iguais diante da vida e têm o mesmo direito à existência; Cada animal tem direito ao respeito. O homem, enquanto espécie animal, não pode atribuir-se o direito de exterminar outros animais ou explorá-los, violando este direito.
Proteção animal poderia ser definida como defendê-los, preservá-los do mal, resguardá-los física e psicologicamente. ... E assim os animais continuam sofrendo, diante de uma sociedade incapaz de agir intersetorialmente, interdisciplinarmente para que a epidemia do abandono de cães e gatos seja controlada e prevenida.
Dentro do ordenamento jurídico, a classificação poderia ficar estabelecida do seguinte modo: a fauna silvestre, que é a determinada pelo art. 1º da Lei nº. ... 1º do Decreto-lei nº. 221/1967 - o Código de Pesca, que menciona serem esses animais aqueles que têm na água seu normal ou mais freqüente meio de vida.