O termo hipotonia refere-se a uma diminuição do tônus muscular, sendo considerado, na grande maioria dos casos, um sintoma de disfunção neurológica1. O tônus muscular é um estado de tensão constante a que estão submetidos os músculos em repouso. É a resistência do músculo ao estiramento.
Esta condição acontece por causa de algum dano na parte do cérebro ou medula espinhal que controla os movimentos voluntários dos músculos, o que pode ser devido a um acidente vascular cerebral ou ser consequência de paralisia cerebral.
Como identificar a hipotonia na infância?
Dicas de brincadeiras para trabalhar a hipotonia em casa Brincar de se movimentar rápido como pular em uma pequena cama elástica pode ajudar a aumentar o tônus muscular. Brinquedos que envolvam sucção ou soprando em canudos, apitos ou comer alimentos crocantes ajudam a aumentar o tônus muscular ao redor da boca.
Diagnóstico da hipotonia
Simpatia 2
Aos 6 meses, a maioria dos bebês já é capaz de sentar sem apoio, o que significa estar aprimorando o controle do equilíbrio.
Geralmente, os bebês começam a querer sentar quando estão com uns 4 meses, conseguindo ficar sentados com o apoio de algum móvel ou de uma pessoa. Já com 5 para 6 meses, boa parte deles já consegue sentar com o apoio das mãos no chão.
A partir dos quatro meses de idade, o bebê começa a interagir mais ativamente com o mundo ao seu redor. Mais esperto, já alcança objetos com as mãozinhas, consegue se virar sozinho e começa a se sentar.
Colocar o bebê para sentar não é um problema se tivermos certeza de que não estamos forçando-o a ficar nessa posição. Para ter certeza, é melhor esperar até os seis meses. Mesmo que seu pequeno já se sente na cadeirinha do carro ou no balanço.
A partir dos 4 meses, os chocalhos pequenos, mordedores, bonecos de vinil e bolas de diferentes texturas são indicados para ajudar no desenvolvimento nesta fase.
Os primeiros brinquedos: de 7 a 12 meses Os pequenos com essa idade precisam de estímulos para engatinhar e conhecer o mundo através dos primeiros passos. Bolas, cadeiras de balanço, jogos para empilhar ou de encaixar e até com sons são os mais recomendados.
Um edredom ou um tapete de EVA e dois ou três brinquedos/objetos são suficientes para o bebê explorar o que tem ao seu redor. Os excessos são sempre um risco à superestimulação e, portanto, ao estresse.
Algumas ideias infalíveis de brinquedos para recém-nascidos
Presente para recém-nascido: 12 dicas para se inspirar
Atividades para bebês de um mês