Resposta: No sentido nutricional: por meio da digestão extracelular, sendo heterótrofos por absorção. Alguns, porém são autotróficos. ... Geralmente, os fungos são heterotroficos ou seja eles obtêm a energia (atp) de um matéria orgânica.
Os animais são heterótrofos, ou seja, obtêm energia através da alimentação de outros seres vivos, já as plantas produzem sua própria energia, por isso são denominadas autótroficas.
Fotossíntese A fotossíntese é o processo realizado pelas plantas para que haja produção de energia necessária para que possam se manter vivas. Ao contrário dos animais, as plantas produzem o seu próprio alimento. Para que esse processo aconteça, a planta retira o gás carbônico do ar e também utiliza a energia do sol.
As espécies vegetais, animais ou microbianas, dependem umas das outras, em maior ou menor grau, interagem entre si e com os elementos abióticos do meio ambiente, desempenhando assim, funções ecológicas de importância vital para o planeta (CONTI; GUIMARÃES; PUPO, 2012).
Todos os seres vivos precisam de energia para produzir as substâncias necessárias à manutenção da vida e à reprodução. Os seres vivos obtêm a energia basicamente de duas maneiras: Os clorofilados, através da energia do Sol, e os não-clorofilados, a partir da alimentação dos clorofilados.
Todos os seres vivos precisam de energia para produzir as substâncias necessárias à manutenção da vida e à reprodução. Os seres vivos obtêm a energia basicamente de duas maneiras: Os clorofilados, através da energia do Sol, e os não-clorofilados, a partir da alimentação dos clorofilados.
Todos os seres vivos precisam de energia para sobreviver. A principal fonte de energia dos seres vivos é o Sol. ... Os demais organismos obtêm energia ingerindo a matéria orgânica produzida por outros seres vivos e por isso são chamados de heterótrofos (do grego hetero, diferente).
Fotossíntese é um processo realizado pelas plantas para a produção de energia necessária para a sua sobrevivência. Como acontece? ... Então a clorofila e a energia solar transformam os outros ingredientes em glicose. Essa substância é conduzida ao longo dos canais existentes na planta para todas as partes do vegetal.
As plantas retiram água do solo e dióxido de carbono do ar. A fotossíntese começa quando a clorofila absorve energia da luz solar. ... O oxigênio é liberado no ar. A fotossíntese é muito importante, porque praticamente todos os seres vivos dependem desse processo para que o alimento (açúcares) seja consumido.
Fotólise da Água: Neste processo ocorre a transferência dos átomos de hidrogênio para os transportadores de hidrogênio e a liberação do oxigênio para a atmosfera. A descrição dessa reação foi feita por Hill, em 1937.
Fase ou reação luminosa ou fotoquímica No primeiro, os pigmentos absorvem comprimentos de ondas de 700 nm ou maiores; já no segundo, absorvem comprimentos de ondas 680 nm ou menores. Os componentes dos dois fotossistemas são o complexo antena e o centro de reação.
a) Ao final da fase fotoquímica da fotossíntese vegetal, têm-se como produtos NADPH, ATP e gás oxigênio (O2).
A fase luminosa ou fase clara é a primeira parte da fotossíntese, o processo utilizado pelas plantas para capturar e armazenar energia solar. Neste processo, a energia luminosa é convertida em energia química na forma de moléculas de ATP e NADP.
A fase escura, ciclo das pentoses ou ciclo de Calvin pode ocorrer na ausência e presença de luz e acontece no estroma do cloroplasto. Durante essa fase, a glicose será formada a partir de CO2. Assim, enquanto a fase luminosa fornece energia, na fase escura acontece a fixação do carbono.
Assim, a fotossíntese ocorre a transfomação de energia luminosa em energia química, armazenada no ATP. Na fase clara, ocorre formação de ATP e NADPH2 que fornecerão, respectivamente, energia e elétrons para a fase escura, na qual a glicose é formada.
Fase escura ou química: produção de glicose Nessa fase, a energia contida nos ATP e os hidrogênios dos NADPH2, serão utilizados para a construção de moléculas de glicose.
A fase escura - ocorre dentro do cloroplasto, no estroma. Nesta fase ocorre a fixação de carbono. Fixação de carbono: Unem-se o CO2 que a planta absorve do ar e o H2 (proveniente do NADPH2), dando origem à glicídios. Essa fase só acontece pois faz uso das moléculas de ATP produzidas na fase clara.