De acordo com a quantidade de hidrogênios que podem sofrer ionização quando adicionados à água, os ácidos podem ser classificados da seguinte forma: Monoácido: apresenta um hidrogênio ionizável. ... Diácido: apresenta dois hidrogênios ionizáveis. Exemplo: H2SO3.
Bases fortes: bases de metais alcalinos (NaOH, LiOH, KOH, RbOH, CsOH) e de alguns metais alcalinoterrosos (Ca(OH)2, Sr(OH)2, Ba(OH)2); Bases fracas: Bases de metais de transição, dos metais das famílias 13, 14 e 15 da tabela periódica, o hidróxido de magnésio (Mg(OH)2) e o hidróxido de amônio (NH4OH).
Reação de neutralização ácido-base: a principal reação de formação de um sal é a reação de neutralização entre um ácido e uma base.
NaOH : é uma base. NaCl: é um sal. ` HCl: é um ácido.
Resposta. Resposta: Olá. A alternativa correta é a letra "d": Base, Sal e Ácido.
Todos os H+ ionizáveis do ácido e todos os OH- da base são neutralizados. Nessa reação, forma-se um sal normal.
Quando um ácido e uma base são misturados ocorre uma reação de neutralização, que produz sal e água. A reação de neutralização mais conhecida é a do ácido clorídrico (HCl) com o hidróxido de sódio (NaOH), resultando em cloreto de sódio (NaCl) e água (H2O).
01) Quando se reage um ácido com uma base, produz-se juntamente com a água: a) óxido.
Pode-se obter um sal por meio da reação química entre um ácido e uma base em solução aquosa e a posterior evaporação de todo o solvente(água). Em cada fórmula química a seguir, identifique o cátion da base e o ânion do ácido envolvidos na formação do sal.
(Uerj) Um caminhão transportando ácido sulfúrico capotou, derramando o ácido na estrada. O ácido foi totalmente neutralizado por uma solução aquosa de hidróxido de sódio.
Nesse processo, temos o ácido clorídrico formado sendo neutralizado por uma base (hidróxido de magnésio - leite de magnésia - antiácido -) para formar sal (cloreto de magnésio) e água.
Os Antiácidos estomacais tem o poder de neutralizar o excesso de HCl (ácido clorídrico) do suco gástrico presente em nosso estômago, este ácido auxilia na digestão dos alimentos que ingerimos.