Por proposta do Pnuma, foi criada a Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CMED), com a missão de promover o diálogo entre países ricos e pobres sobre as questões de meio ambiente e desenvolvimento e de definir formas de cooperação entre ambos.
De acordo com a pauta que trata do(s) objetivo(s) da comissão mundial sobre meio ambiente e desenvolvimento, criada pela ONU, busca-se um alinhamento entre desenvolvimento econômico e conservação ambiental.
1972
Elaborado pela Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, o Relatório Brundtland aponta para a incompatibilidade entre desenvolvimento sustentável e os padrões de produção e consumo, trazendo à tona mais uma vez a necessidade de uma nova relação “ser humano-meio ambiente”.
Relatório Brundtland é o documento intitulado Nosso Futuro Comum, publicado em 1987, no qual desenvolvimento sustentável é concebido como “o desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”.
A ideia de desenvolvimento sustentável surgiu a partir do conceito de ecodesenvolvimento, proposto durante a Primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, em Estocolmo, na Suécia, em 1972.
Algumas possíveis atitudes individuais para promover o desenvolvimento sustentável:
Além de implantar ações específicas, como as indicadas ao longo do post, a empresa que busca ser sustentável deve controlar periodicamente o uso dos seus recursos. Para isso, a companhia precisa analisar todos os seus dados de consumo, como água, energia, papel, materiais descartáveis etc.
Principais práticas de sustentabilidade empresarial
O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL É COMPOSTO POR 5 DESAFIOS FUNDAMENTAIS
Os principais empecilhos relacionados à implantação do desenvolvimento sustentável apontados neste trabalho são a questão da fragmentação do meio ambiente, o consumismo e a degradação ambiental, sendo que os mesmos estão atrelados ao modo de produção capitalista.
Atualmente, a gestão de resíduos sólidos é um desafio para a política de desenvolvimento sustentável brasileira, pois o inadequado gerenciamento dos resíduos gera danos imediatos ao meio ambiente e à saúde da população, contribuindo assim para perdas econômicas do país.
Greenwashing