A geografia baseia-se em cinco princípios metodológicos, a saber: princípio da extensão, princípio da analogia (ou da geografia geral), princípio da causalidade, princípio da conexidade ou interação e princípio da atividade.”
O raciocínio geográfico contribui para a solução de problemas não somente de Geografia, mas também de outras áreas (como Matemática, Ciência, Arte e Literatura), utilizando princípios do raciocínio geográfico: ANALOGIA, CONEXÃO, DIFERENCIAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, EXTENSÃO, LOCALIZAÇÃO e ORDEM.
O princípio da extensão diz que é necessário realizar uma delimitação do fato a ser estudado, de forma a localizar o mesmo na superfície terrestre. Sendo esse princípio difundido por Friedrich Ratzel (1844-1904), o que começou a dar início as divisões e estabelecimentos de regiões geográficas.
PRINCÍPIO DA CONEXIDADE – Brunhes – os fatos geográficos nunca ocorrem isoladamente – indica a necessidade de interligar os conhecimentos geográficos às ciências circunvisinhas (interdisciplinaridade – fundamental a geo moderna); ...
Os princípios metodológicos podem auxiliar o planejamento e execução das aulas de educação física, pois lançam luzes de forma mais nítida acerca das ações que os professores podem implementar no momento de ensino.
Extensão - concebido por Friedrich Ratzel (1844-1904): todo fenômeno geográfico tem sua ocorrência em determinada porção do território, que pode ser delimitada. ... Causalidade - formulado por Alexander von Humboldt (1769-1859): todo fenômeno geográfico tem uma ou mais causas, que devem ser buscadas e explicadas.
Dessa maneira, a diferenciação espacial seria, simplesmente, um correspondente geográfico, isto é, a diferença, condição essencial, imanente, ex- pressa no espaço, uma vez que é visível tanto nas condições naturais (solo, vegetação, clima) quanto nos aspectos sociais (economia, política, cultura).
Da Causalidade Formulado por Alexander Von Humboldt (1769-1859): diz respeito à necessidade de explicar, de dizer o porquê dos fatos. estudada com outros fatos ou áreas da superfície terrestre, buscando as semelhanças e diferenças existentes.
Extensão - relata qual é a localização de um determinado fenômeno na superfície terrestre; Analogia - é responsável pela comparação dos elementos físicos (áreas terrestres, rios) presentes no Espaço Geográfico; ... Conexão - reforça a ideia de que os fenômenos geográficos são articulados (conectados);
O que é analogia? A definição de analogia remete à semelhança entre coisas ou fatos, e a palavra pode ser usada em vários contextos, como jurídico, científico, linguístico e filosófico (desde que tenha por base a ideia de relação de semelhança).
substantivo feminino Relação, ligação, conexão.
O princípio da conexidade ou conexão fala que nenhum fato geográfico acontece de maneira isolada , pois tudo está conectado. O princípio da causalidade diz que os fatos devem ser analisados a partir de sua causa para melhor entendermos as suas consequências.
Os estudos de Geografia envolvem a compreensão do espaço a partir da relação dialógica entre o homem e o meio. A Geografia é a ciência responsável por compreender o espaço e a relação que ele possui com o ser humano.
Determinismo geográfico é a concepção segundo a qual o meio ambiente define ou influencia fortemente a fisiologia e a psicologia humana, de modo que seria possível explicar a história dos povos em função das relações de causa e efeito que se estabeleceriam na interação natureza/homem.
Populações que habitam regiões quentes e úmidas seriam mais preguiçosas. Pessoas de regiões muito frias seriam menos emotivas, mais rigorosas e mais racionais.
O determinismo geográfico surgiu na Alemanha, idealizado por Friedrich Ratzel, que estudava a influência da natureza sobre o homem. O possibilismo surgiu na França, idealizado por Paul Vidal de La Blache, que afirmava que a relação homem-natureza é percebida a partir da interpretação da paisagem.
Determinismo social: Seria algo como a aplicação do determinismo geográfico nos meios sociais capitalistas das sociedades urbanizadas industriais. Nessa vertente, acredita-se que o meio social em que um indivíduo nasce determina sua vida e suas ações.
O Determinismo Social normalmente é utilizado no senso comum das pessoas, como exemplifica o ditado "filho de peixe, peixinho é"; ou seja, quem nasce em uma região pobre, por via de regra continuaria pobre. Aquele que veio de um lar violento, logo tornaria-se um indivíduo violento.
Determinismo é um conceito filosófico que define que todos os fatos que acontecem no presente são determinados por causas anteriores, ou seja, tudo aquilo que acontece ao homem ou no mundo é determinado por acontecimentos passados e que podem ser de caráter natural ou sobrenatural.
Determinismo é a teoria filosófica de que todo acontecimento (inclusive o mental) é explicado pela determinação, ou seja, por relações de causalidade. Interação social refere-se a todas as ações recíprocas entre dois, ou até mais indivíduos durante as quais há compartilhamento de informações.
Determinismo (do verbo determinar, do latim determinare: a adição do prefixo de -"para fora" - e terminare - terminar, limitar, finalizar.) é a teoria filosófica de que todo acontecimento (inclusive o mental) é explicado pela determinação, ou seja, por relações de causalidade.
O determinismo é uma teoria filosófica baseada na ideia de que tudo está predeterminado por acontecimentos anteriores. ... Sendo assim, nesse contexto, acontecimento deve ser entendido de uma forma totalmente abrangente. Podendo ser, tanto um trovão, o movimento da terra, como uma ação humana, um desejo e até uma crença.
Alvo de muitas críticas, o determinismo é uma teoria filosófica que afirma que as escolhas e ações humanas não acontecem devido ao livre-arbítrio, mas por relações de causalidade. ... A teoria defende ainda, que todos os acontecimentos ocorrem devido ao decurso natural, por uma causa específica, e devem de fato acontecer.
O libertarismo ou libertarianismo opõe-se ao determinismo por criticarem a existência de um agente externo que possa reduzir as escolhas dos indivíduos. Para os adeptos dessa corrente de pensamento, os indivíduos são plenamente livres e só devem ser determinados pela sua própria vontade.
O fatalismo é uma concepção religiosa ou mítica. Deus é visto como o responsável por estabelecer o destino dos seres humanos. É uma concepção que apela a uma dimensão espiritual. O determinismo, por outro lado, tem origem numa concepção materialista da natureza e do homem, geralmente associada à ciência moderna.
Liberdade é fazer tudo aquilo que não é proibido por lei. Já o determinismo diz que o somos fruto do meio que vivemos que contraria a teoria de liberdade. Abaixo, seguem as diferenças existentes entre cada um dos termos apresentados. ... liberdade - é o ato de escolher o que fazer ou aquilo que desejar.
1) dialética entre liberdade e determinismo – O homem é determinado e livre ao mesmo tempo. ... Nessa perspectiva não faz sentido pensar em uma liberdade absoluta nem em uma negação absoluta da liberdade. A liberdade é sempre uma liberdade concreta, situada no interior de um conjunto de condições objetivas de vida .
O problema da relação entre determinismo, liberdade e responsabilidade moral é comumente conhecido como o problema do livre arbítrio ( termo de arte), ou, preferencialmente, como o problema da liberdade da vontade ou da livre decisão. ... Por fim, o conflito mostra que a determinação causal implica ausência de liberdade.
Enquanto o primeiro diz que as escolhas não dependem do meio ou das circunstancias e sim da nossa vontade, afirmando que essas tais circunstâncias externas são desconsideradas em nome da preservação da liberdade, o segundo declara o oposto, as circunstancias escolhem sim por mim e mais do que isso me compelem de agir, ...