As despesas operacionais são todos os custos de uma empresa que não se relacionam à produção de um produto, por exemplo: folha de pagamento, aluguel, material de escritório, marketing, seguros, impostos, etc. Assim, podemos entender essas despesas operacionais como os custos para manter o negócio em funcionamento.
Como se calcula a DRE?
São considerados custo operacional despesas como: Água, Luz, Internet, Funcionários, Telefone, etc. Para se calcular o custo operacional do seu negócio é bem simples: Basta você pegar o valor médio das suas despesas nos últimos meses (geralmente os últimos 3 meses), e dividir pela média de vendas no mesmo período.
O Orçamento de Despesas Operacionais é constituído por todos os gastos necessários para manter a organização em funcionamento e que irão incorrer no período que está sendo projetado, exceto os custos de produção.
QUESTÃO 5 O orçamento de despesas operacionais engloba todos os gastos operacionais, principalmente os relacionados com os setores de vendas e produção. Esse orçamento pode ser dividido entre os orçamentos de: Despesas com Vendas, Despesas Administrativas, Despesas Tributárias e Despesas Financeiras.
Quais os passos para montar o seu orçamento empresarial?
A OCDE (2008) define Orçamento por Resultados ou Orçamento por Desempenho como o instrumento que vincula os recursos alocados aos resultados mensuráveis.
A metodologia do Orçamento por Resultados (OpR) corresponde a uma forma de elaborar programas com foco nos resultados. Além de padronizar seu formato, ela facilita e torna mais claros os processos para seu monitoramento e avaliação e contribui para aprimorar a alocação dos recursos orçamentários.
O OpR é uma metodologia utilizada para a elaboração e execução de programas e também permite o monitoramento e avaliação de seu desempenho com foco nos resultados esperados e naqueles efetivamente alcançados pelo Governo.
A elaboração do orçamento de caixa através do método da diferença do capital de giro, desdobrar-se-á em duas etapas distintas. A primeira etapa consistirá no calculo da variação do capital de giro através do conceito contábil, do período encerrado e do período projetado.
(TBG-Analista Financeiro Pleno) Quanto ao Orçamento de Investimentos, é correto afirmar que: indicam a folga financeira que a empresa dispõe para aplicação no mercado financeiro. Abrange todas as áreas da organização.
No orçamento de caixa ou financeiro, as entradas e as saídas são consideradas visando à projeção dos saldos de cada mês, ou simplesmente, projeção do fluxo de caixa do período orçamentário.