Formas de interpretar
Usada como forma de autoconhecimento, em tratamentos psicológicos e na área criminalista (embora não possa apontar um criminoso), a grafologia é uma ciência que estuda a escrita de uma pessoa, de modo a identificar traços de sua personalidade, bem como seu caráter e possíveis distúrbios emocionais.
É a análise da personalidade de uma pessoa baseada em marcas inseridas inconscientemente na escrita. Os grafólogos acreditam que a mente, ao comandar os músculos da mão, esconde mensagens em traços de letras e palavras.
Pessoas mais extrovertidas tendem a escrever com letras maiores, enquanto introvertidos e tímidos geralmente têm letras menores. Quem escreve em tamanho médio tem uma grande capacidade de concentração.
A pessoa que escreve muito forte tem uma energia muito grande, inclusive a sexual. O grau desta pressão pode ser visto passando apenas o dedo no verso do papel, verificando que ficou marcado em relevo. A pressão leve é de uma pessoa que tem menos energia, é uma pessoa mais voltada para o lado espiritual.
Descrição e uso. Como símbolos que denotam partes da fala, as letras estão associadas com a fonética. Num alfabeto puramente fonêmico, um único fonema é representado por uma única letra, mas na história e na prática, as letras muitas vezes denotam mais de um fonema.