Rita Baiana é a personificação do melhor e do pior da mulher, mas não é uma mulher comum, e sim uma dotada do orgulho e da beleza da raça negra da qual descende, aliada à ferocidade da mulher pobre que defende seu espaço e seu sustento. Ela transborda alegria e sensualidade, é corajosa, digna, guerreira.
terceira pessoa
Assim sendo, quanto ao recorte social e ao tratamento dado às personagens no cortiço, não existe a figura de heróis, mas sim mostram personagens normais e reais que são mais próximos da realidade que é mostrada na obra.
Morrer de pé para não viver de joelhos: o suicídio de Bertoleza em O cortiço, de Aluísio Azevedo. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 24, n.
As personagens do cortiço enxergam em Libório selvageria, barbárie e inconformidade com os costumes da época, atribuindo a ele sempre uma visão animalesca, de alguém não civilizado e que não sabe se portar.
(UNILAVRAS) Pode-se afirmar corretamente com relação ao romance O Cortiço, exceto: ... (UNILAVRAS) Com relação à obra O Cortiço, de Aluísio Azevedo: I - É uma obra que pertence ao Naturalismo brasileiro. II - Como uma obra Naturalista, faz uma abordagem patológica do homem.