Estabeleceu-se, então, o que denominamos DIT clássica, que caracteriza as relações entre os países desenvolvidos e os países subdesenvolvidos não industrializados. Nesse mesmo período, com a industrialização de alguns países subdesenvolvidos, outra DIT passou a conviver com a DIT clássica.
A DIT (Divisão Internacional do Trabalho) clássica caracteriza as relações entre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos, a relação baseava-se na importação e exportação dos produtos produzidos por eles.
A Divisão Internacional do Trabalho (DIT) é a divisão do trabalho entre os inúmeros países do mundo. Os países em desenvolvimento, exportadores de matéria-prima, possuem mão-de-obra barata e industrialização tardia, de modo que sejam alvo fácil dos interesses das grandes economias.
A estrutura da DIT atualmente dá-se de modo que há a especialização produtiva dos países, e, melhor dizendo, das empresas, sendo subdesenvolvidos e com abundância de recursos naturais acabam investindo em indústrias primárias.
Resposta. Resposta: A busca constante pela obtenção de matérias primas para tais atividades industriais relacionam-se com a sustentabilidade de forma negativa, haja vista que o consumo é constantemente priorizado, em detrimento do meio natural.
Resposta. Resposta:A atual divisão Internacional do trabalho compreende o capitalismo financeiro, onde a Revolução Técnico-Científica-Informacional predomina e tanto países subdesenvolvidos quanto os desenvolvidos já passaram pelo processo de industrialização, entretanto, apresentam características distintas.
Devido a Divisão Internacional do Trabalho os países subdesenvolvidos estão fadados a continuar fazendo seu papel de exportadores de matérias primas para os países desenvolvidos,não conseguindo assim o desenvolvimento necessário para evoluir.
2 // KROTON "Em que pese a condição ainda subordinada do país no que se refere à sua participação na. ainda mais internacionalizada), o Brasil conhece um conjunto de transformações econ. ... A inserção subordinada do Brasil na divisão internacional do trabalho: co. perspectivas em tempos de globalização.
A primeira DIT corresponde ao final do século XV e ao longo do século XVI, no qual o capitalismo estava em fase inicial, chamada de capitalismo comercial. Era caracterizado pela produção manual a partir da extração de matérias-primas e acúmulo de minérios e metais preciosos por parte das nações (metalismo).
Em que pese a Constituição Federal não mencionar expressamente o tema ou a expressão “responsabilidade social”, é possível extrair de diversos artigos no texto constitucional a ideia de função social da empresa, a exemplo do artigo 1º da Constituição Federal.
Resposta. Resposta: Os valores sociais do trabalho e a livre iniciativa.