A batalha aconteceu às margens do Rio Jenipapo, onde atualmente encontramos a cidade Campo Maior, no Piauí. A batalha se iniciou após terem sido descobertas as intenções do comandante das tropas portuguesas: manter a região sob o domínio português para abafar os movimentos de independência que se desenvolviam na área.
Autor do requerimento de realização da homenagem, o senador Wellington Dias (PI-PT) considerou a Batalha do Jenipapo como "fundamental, porque foi nela que o Brasil venceu Portugal e garantiu a sua independência". ... A batalha reuniu piauienses, cearenses e pernambucanos contra os portugueses fiéis à Coroa.
Resposta. A batalha de Jenipapo é conhecida como uma das batalhas mais sangrentas e marcantes feita pela Independência do Brasil. ... Assim resultou como maiores consequências as mortes de cerca de 200 brasileiros e os que foram feitos prisioneiros por Portugal, cerca de 542.
Era resultado da união de piauienses, cearenses e maranhenses na luta contra as tropas portuguesas sob o comando de João José da Cunha Fidié. Perderam a batalha por contar com pouco armamento e por ele ser, em maioria, rudimentar, mas conseguiram ao menos desviar o rumo das tropas, e retardar seu avanço.
As tropas portuguesas lutaram com armas de fogo e os sertanejos com o que tinham. Apesar da vitória, os portugueses bateram em retirada. No Piauí, na cidade de Campo Maior, às margens do Rio Jenipapo, os portugueses perderam a esperança de ter uma colônia na América e foram expulsos das terras brasileiras.
Em poucas horas de embate corpo a corpo, 200 brasileiros morreram, um número superior ao de todas as baixas ocorridas na Independência da Bahia (durante o movimento, que se estendeu por um ano e quatro meses em Salvador e arredores, houve aproximadamente 150 mortes no lado brasileiro).
de 1823
Monumento da Batalha do Jenipapo (Campo Maior) – PATRIMÔNIO CULTURAL DO PIAUÍ
Piauí
Passado três meses da solenidade em Parnaíba, dois movimentos revolucionários estavam prestes a acontecer: o primeiro, na cidade de Oeiras, no dia 24 de janeiro de 1823, que proclamou a independência do estado.
Piauí
Se fossemos tratar do aniversário, o Piauí já possui mais de 250 anos. A criação da capitania ocorreu em 1758 e a instalação oficial no ano seguinte. O Dia do Piauí na verdade marca a memória de uma das datas que marcaram o processo de independência do Estado.
Em 1811, o príncipe Dom João, cinco anos antes de ser coroado rei de Portugal, elevou o Piauí à categoria de capitania independente....Piauí
A origem do nome Piauí - segundo a historiografia - está ligada aos índios que viviam no território, antes da chegada dos brancos exterminadores dessas nações: a palavra Piauí teria sua origem na expressão tupi-guarani "piau-i", traduzida pelo branco colonizador como "rio dos piaus" - "piau" (peixes pintados) e "i" ( ...
Considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, possui a maior quantidade de pinturas rupestres das Américas. De bônus, mais um grande motivo para que sua viagem seja um sucesso: A hospitalidade, educação e a alegria do piauiense. Eles são incríveis.
O nome da cidade é o diminutivo de Teresa, em italiano, uma homenagem à imperatriz Teresa Cristina Maria de Bourbon, que teria dado a ideia de mudança de capital ao imperador Dom Pedro II.
A cidade mais populosa do Piauí é Teresina, a capital estadual, com mais de 868 mil habitantes. Em seguida, vem Parnaíba com mais de 153 mil habitantes....Lista.
O chefe do executivo estadual visitará as cidades de Curimatá, Morro Cabeça no Tempo, Redenção do Gurguéia, Bom Jesus, Corrente e Barreiras.
São Braz do Piauí
No Piauí, não há nenhum município com mais de 1 milhão de habitantes. Teresina é a cidade mais populosa do estado e possui apenas 868.
Os municípios piauienses com mais de 30 mil habitantes