Caso o tema, além de estar em forma de pergunta, coloque duas opções para o candidato, este deve responder a questão escolhendo uma das opções, nunca ficando “em cima do muro”. A resposta para a pergunta do tema, juntamente ou não com a escolha, deve estar presente no texto e isso pode ser feito de diferentes formas.
Conheça as nossas dicas a seguir.
A pergunta reflexiva remove o foco da queixa e estimula a criação de recursos de mudança. ... Esse tipo de pergunta reflexiva focaliza a percepção do circuito interativo: o que fazemos influencia o que os outros fazem e vice-versa.
A dicotomia é uma forma de polarizar os pensamentos entre “tudo” ou “nada”, refletindo uma limitação na flexibilidade que a pessoa apresenta ao ler o contexto. A pessoa dicotômica oscila entre a situação ideal e a situação indesejada, não considerando avanços entre elas.
O que é Dicotomia: Com origem no grego dikhotomía, uma dicotomia indica uma classificação que é fundamentada em uma divisão entre dois elementos. No âmbito da teologia, os dicotomistas acreditam que o ser humano é dividido em duas partes: corpo e alma (sendo que para eles, alma e espírito são sinônimos).
Saussure (1973) deixou inúmeras contribuições, entre elas as famosas dicotomias: língua e fala, sintagma e paradigma, sincronia e diacronia, significante e significado. A partir de suas ideias, surgiram várias correntes linguísticas, seja contrariando-o, seja seguindo-o.
No curso de lingüística geral de Saussure não aparece o termo dicotomia, más há quatro pares de conceitos que fazem uma síntese da analise de Saussure, esses conceitos ou dicotomias são: diacronia VS sincronia, língua VS fala, significante VS significado e paradigma VS sintagma.
Na linguística saussuriana, diz-se que a relação que une o significado ao significante é marcada pela arbitrariedade. De forma geral, pode-se dizer que o signo linguístico é arbitrário porque é sempre uma convenção reconhecida pelos falantes de uma língua.
Para Saussure, o signo linguístico tem duas características principais: a arbitrariedade do signo e a linearidade do significante. A arbitrariedade do signo: ... Arbitrário é o contrário de motivado, ou seja, não há nenhuma relação necessária entre o som e o sentido, não há nada no significante que lembre o significado.