A Doença de Alzheimer ou Mal de Alzheimer, ficou conhecida erroneamente como “esclerose” ou “caduquice”. A origem do nome Alzheimer, é uma homenagem ao psiquiatra alemão Aloysius Alzheimer, responsável por descrever a doença.
substantivo feminino Estado ou ação de quem está caduco, isto é, de quem está com a razão embotada em consequência de extrema velhice; idiotice.
Que sofre de ou apresenta caquexia ou enfraquecimento geral das funções vitais. 2. [Figurado] Que está envelhecido ou ultrapassado. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: caquético.
A demência senil é caracterizada por uma perda progressiva e irreversível das funções intelectuais, como alteração de memória, raciocínio e linguagem e perda da capacidade de realizar movimentos e de reconhecer ou identificar objetos.
Dê uma olhada em alguns dos primeiros sinais de demência e saiba reconhecer o problema precocemente:
Ouvir o que o paciente quer dizer, mesmo que seja algo que já disse várias vezes, pois é normal ele repetir as ideias.
3. Remédios contra insônia. Alguns nomes de remédios para dormir que o médico pode indicar são Lorax e Dormire, mas ele também pode receitar medicamentos indicados para outros fins, mas que também favorecem o sono como os anti-histamínicos: Periatin e Fenergan; antidepressivos: Amytril e Pamelor; ou sedativos: Stilnox.
Para os cientistas, o cérebro dos mais velhos funciona como se fosse um "disco rígido de computador" que, repleto de dados, demora mais tempo para acessar suas informações. Segundo eles, essa lentidão não está associada a um declínio do processo cognitivo.
Dicas essenciais para estimular a memória do idoso
Descubra 7 técnicas para você melhorar a memória e concentração
Depressão, tumores benignos como o meningioma, ou mesmo um hematoma (o idoso caiu, bateu a cabeça e, depois de um tempo ficou esquisito) são causas de esquecimento potencialmente reversível.
É preciso avaliar a recorrência dos esquecimentos. Sendo assim, o momento de procurar ajuda médica é quando o paciente percebe que esquece informações de forma recorrente e que isso afeta o prosseguimento da sua vida.
As principais causas de perda de memória e as formas de tratá-las são:
Sinais de alerta Em pessoas com perda de memória, sintomas específicos são causa de preocupação: Dificuldade em executar atividades diárias habituais. Dificuldade em prestar atenção e flutuações no nível de consciência – sintomas que sugerem delirium. Depressão.
O neurologista deve abordar todos os aspectos da vida da pessoa para avaliar a causa do problema: Medicações que usa, qualidade de sono, sintomas depressivos/ansiosos, outros problemas de saúde, grau de instrução (escolaridade), rotina de trabalho/social/escolar/familiar, pois diversas situações podem ser a causa.