Com origem nos tempos da Revolução Industrial, o cooperativismo é um modelo que não para de crescer e disseminar-se pelo mundo afora. A proposta é alternativa a modelos tradicionais como o capitalismo ou o comunismo; baseando-se no esforço comum de um grupo para alcançar benefícios também comuns a todos.
É um sistema econômico e social que busca, através das cooperativas, a organização e a distribuição de riquezas. ... Crescimento esse também amparado pelas crises econômicas que vêm desde a revolução industrial até o grande avanço da globalização que provocou um maior impulso, enfatizando sua importância e essência.
Princípios do Cooperativismo
7 princípios do cooperativismo: quais são e para que servem
Conheça os principais pontos do documento:
As cooperativas devem promover a formação de seus associados, funcionários e dirigentes acerca do cooperativismo para que juntos possam construir e manter uma instituição sólida. ...
1) ADESÃO LIVRE E VOLUNTÁRIA: As cooperativas são organizações voluntárias, abertas a todas as pessoas aptas a utilizar os seus serviços e assumir as responsabilidades como membros, sem discriminação de sexo ou gênero, social, racial, política e religiosa.
Sejam unidas em estruturas locais, regionais, nacionais ou até mesmo internacionais, o objetivo é sempre se juntar em torno de um bem comum.
Valores Cooperativos
3o - Participação econômica dos membros - Todos são donos. Em uma cooperativa, todos são associados, que adquirem cotas para entrar na sociedade e têm direito a participar democraticamente de todas as decisões da instituição.
Cooperativa é uma associação de pessoas com interesses comuns, economicamente organizada de forma democrática, isto é, contando com a participação livre de todos e respeitando direitos e deveres de cada um de seus cooperados, aos quais presta serviços, sem fins lucrativos.
Tem como objetivo prestar serviços aos associados, visando atender suas necessidades econômicas, sociais e culturais. ... Todos os motoboys são cooperados da COOP MOTO e possuem seguro de vida, além de serem treinados para prestar o melhor serviço de entregas rápidas com responsabilidade e eficiência.
Para montar uma empresa de serviços de motoboy, primeiro o empresário deverá estabelecer através de pesquisas de mercado ou consultoria qual o melhor setor de atuação, se prestação de serviços para entrega, se serviços de mototáxi, ou serviços especializados apenas para entrega de documentos, etc.
REUNINDO O GRUPO. Em geral, uma cooperativa precisa de, no mínimo, 20 pessoas para ser constituída. Mas no caso das cooperativas de trabalho ou produção, 7 pessoas são suficientes.
Para formar uma cooperativa, são necessárias no mínimo 20 pessoas. A exceção é para algumas cooperativas (como as de produção de bens e serviços) que podem ser constituídas com 7 associados.
O processo de criação de uma cooperativa de crédito de empresários e empreendedores pode ser dividido em 12 passos:
A autorização para abertura da cooperativa ocorre em até 60 dias pelo órgão deliberativo e controlador, pela Junta Comercial e Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).
As cooperativas se distinguem das demais empresas por:
A cooperativa de serviços e trabalho pode ser livremente organizada pela associação de trabalhadores, que voluntariamente e conscientemente resolvem constituí-la. O tomador poderá avaliar e gerenciar via gestor. A cooperativa negocia a remuneração dos cooperados.
Após estabelecido contrato, deve-se seguir o passo a passo abaixo para oficializar a formação da Associação:
Para abrir uma Associação você deve reservar aproximadamente R$ 700 para gastar com cópias, taxas e cartório. Vale ressaltar que esse valor pode sofrer variações dependendo da localidade. Além disso, você também precisará de um advogado para conduzir o processo de abertura.
Sempre que entidade isenta transferir patrimônio para a pessoa física ou para outra pessoa jurídica, haverá taxação pelo imposto de renda. Sendo pessoa física: Pagando-se 15% de IR sobre a diferença entre os bens e direitos recebidos da entidade e o valor dos bens e direitos que houver sido entregue à entidade.
Em síntese, quem é imune não pode ser tributado, mas isso só atinge a obrigação principal. ... Neste tipo de imunidade a vedação a tributação é, extensiva as autarquias e as fundações públicas instituídas e mantidas pelo Poder Público.