A BIOQUÍMICA estuda as reações químicas e biológicas dos organismos vivos. Tais reações são invisíveis a olho nu, mas têm extrema importância para a vida. Elas estão presentes especialmente nas células e nas biomoléculas – como proteínas, glicídios, lipídios e ácidos nucleicos.
Em Bioquímica Básica é estudado as moléculas, suas estruturas, seus mecanismos e os processos químicos responsáveis pela manutenção da vida, sendo assim, estuda as reações que acontece dentro das células e esta organizado de forma a minimizar as perdas energéticas e maximizar os benefícios biológicos.
A Bioquímica é a parte da Biologia que se preocupa com os processos químicos que ocorrem nos organismos vivos. A Bioquímica é a parte da Biologia responsável pelo estudo das estruturas, da organização e das transformações moleculares que ocorrem na célula.
A bioquímica é a ciência que estuda a estrutura, formação e os processos químicos acontecidos dentro de um organismo vivo. Uma dieta nutricional equilibrada tanto nos macronutrientes como nos micronutrientes são extremamente importantes para a saúde do corpo. ...
A importância da célula para o estudo da bioquímica aplicada à nutrição, radica em que ele analisa o comportamento celular, a maneira como a célula absorve nutrientes e como os usa para determinar que tipo de dieta é mais adequada para manter a saúde celular e prevenir doenças.
Por isso, há pelo menos 6 coisas que o nutricionista precisa saber para tomar decisões assertivas.
Segundo a nutricionista Érica Moreira sempre é hora de procurar orientação: "A nutricionista serve para nortear sua alimentação, para saber se você está consumindo todos os nutrientes necessários para um bom desenvolvimento.
O nutricionista faz um diagnóstico nutricional para elaborar uma dieta que atenda às necessidades do paciente. Para isso, investiga o estado de saúde do paciente, seus hábitos alimentares e seu estilo de vida. A análise de saúde é feita através de medições de peso, altura, quantidade de gordura e massa muscular.
Tanto para a perda de peso quanto para a perfeita nutrição do corpo. Além disso, cada pessoa tem um objetivo específico ao procurar um nutricionista, seja por razões estéticas, obesidade, controle de problemas como diabetes, colesterol, acompanhamento da gravidez e até mesmo para melhorar seu desempenho esportivo.
Atuando em clínicas e consultórios, o nutricionista pode elaborar um plano alimentar específico, prescrever suplementos e prestar orientações para pessoas que buscam:
Conheça algumas das principais situações em que vale a pena buscar a orientação de um nutricionista para ajudar você a alcançar seus objetivos e melhorar a sua saúde:
A Nutrição Clínica Hospitalar se dedica ao acompanhamento dos hábitos alimentares de pacientes. Não raramente, o especialista integra uma equipe multidisciplinar. Para a elaboração do cardápio ideal, portanto, são consideradas as recomendações de outros profissionais da área médica.
O nutricionista é o profissional ideal para nos ajudar com a alimentação, ele pode te ajudar a emagrecer e muito mais! Ganhar massa muscular ou peso, refeições alternativas para quem tem restrição alimentar e o controle de diversas doenças também são tarefas do nutricionista.
Siga a dieta seca-barriga e perca até 5 kg em apenas um mês
Mas, veja só: existem apps com os que podemos comer mais equilibrado e perder peso.
A melhor maneira de emagrecer sem correr o risco de engordar novamente é através de uma reeducação alimentar, pois dessa forma é possível experimentar novos alimentos e diminuir o volume de comida nas refeições. Assim, é possível emagrecer com saúde, sem ter de recorrer a remédios ou cirurgia para emagrecer.
Confira abaixo as nove estratégias:
O tipo de gordura do corpo mais fácil de perder é a gordura visceral branca, também conhecida como gordura da barriga profunda prejudicial. Normalmente, esta é a primeira a ir embora no processo de emagrecimento.
Conheça as 3 fases do Método 5S de Emagrecimento e Qualidade de Vida
6 sinais de que você emagreceu mesmo sem perder peso na balança
DURANTE AS PRIMEIRAS 14-18 HORAS DE NÃO COMER, SEU CORPO QUEIMA EM QUASE TODAS AS SUAS RESERVAS DE CARBOIDRATOS (GLICOGÊNIO) EM SEUS MÚSCULOS E FÍGADO. UMA VEZ QUE ESSAS RESERVAS DE GLICOGÊNIO FORAM ESGOTADAS, SEU CORPO COMEÇA A QUEIMAR GORDURA COMO FORMA DE ENERGIA.
O que acontece com a gordura quando emagrecemos? Apesar de até então os profissionais da saúde acreditarem que ela saía do corpo pelo xixi, um estudo mostrou que, apesar de uma pequena porcentagem dela realmente ser expelida pela urina, sua maior parte é eliminada pela respiração.
Em média se entra em cetose após 2-3 dias de alimentação com no máximo 20 gramas de carbos líquidos/dia. Os sintomas são temporários, duram de duas a três semanas. Fitas de medição não são necessárias, apenas coma low carb e acompanhe os resultados na balança.
Normalmente é considerado cetose quando a concentração de corpos cetônicos no sangue é acima de 0,5 mmol/ L....Sintomas de cetose
Esse tipo de alimentação pode ser seguido durante 1 a 3 meses, e na chamada dieta cetogênica cíclica é possível alternar entre 5 dias consecutivos de dieta e 2 dias de alimentação com carboidratos, o que facilita o cumprimento do cardápio também nos fins de semana.
Na verdade, seu corpo leva algum tempo para se ajustar e finalmente entrar no estado conhecido como cetose. Mas quanto tempo? Geralmente, leva algo em torno de 2 a 7 dias – dependendo do seu organismo, nível de atividade física, e do que você está comendo.