O citocromo c é uma hemoproteína periférica, que apresenta uma cadeia polipeptídica ligada covalentemente a um grupo heme. Tem massa molecular de aproximadamente 12 kDa, em média de 103 a 105 aminoácidos e um alto teor de lisinas.
Na respiração celular, utiliza-se oxigênio e libera-se gás carbônico. Também são formadas moléculas de água, as quais apresentam oxigênio na composição de sua molécula. Desse modo, o oxigênio utilizado na respiração retorna ao ambiente na forma de moléculas de água e gás carbônico.
Para receber o oxigênio (O2) presente na atmosfera e eliminar dióxido de carbono (CO2), os seres humanos precisam de todos os órgãos presentes no sistema respiratório para fazer as trocas gasosas.
O gás oxigênio é um gás de importância fundamental para os processos vitais do nosso planeta, utilizado na respiração da maioria dos seres vivos. As algas e as plantas também absorvem oxigênio na respiração, mas, pela fotossíntese, liberam esse gás, possibilitando a sua renovação contínua no ambiente.
Assim, como citado anteriormente, a respiração celular pode ocorrer de duas formas, uma utiliza o oxigênio para a reação, a respiração aeróbica, e a outra não utiliza, a respiração anaeróbica. ...
Combustão ou queima é uma reação química exotérmica (há exceções) entre uma substância (o combustível) e um gás (o comburente), geralmente o oxigênio, para liberar calor e luz. Durante a reação de combustão são formados diversos produtos resultantes da combinação dos átomos dos reagentes.
Na forma de O2 (gás oxigênio), ele se torna fundamental para a vida, pois os seres vivos empregam o oxigênio num processo que libera energia para as suas atividades. ... As células liberam o gás carbônico que reage com a água formando o ácido carbônico que logo é difundido no plasma do sangue (INFO ESCOLA).
Existem várias respostas para explicar este fenômenos, mas basicamente, nós precisamos respirar porque é através da molécula de O², ou seja, da molécula de oxigênio presente na atmosfera que nós produzimos uma outra molécula no nosso organismo: o ATP.
O oxigênio é muito importante para todos os seres vivos, mas principalmente para os mamíferos e aqueles que possuem respiração pulmonar, pois é imprescindível para as trocas gasosas que mantém os animais vivos. Alguns seres vivos, como bactérias anaeróbicas, não utilizam o gás oxigênio para a respiração.
Além de ser estudado pela química, o elemento é fundamental para a biologia. ... Já os vegetais fazem a liberação de oxigênio no processo conhecido como fotossíntese. Presentes nas células vegetais, as moléculas de clorofila quebram as moléculas de água e de dióxido de carbono, liberando O2 e hidrogênio.
O ciclo do oxigênio é um ciclo biogeoquímico (processo pelo qual elementos em diferentes formas químicas passam do meio ambiente para os seres vivos e retornam ao ambiente) que envolve o elemento oxigênio. Esse ciclo apresenta importantes processos, como a fotossíntese e a respiração.
A maneira comercial mais comum consiste em extrair o oxigênio do ar. “A composição do ar é 78% nitrogênio, 21% oxigênio e uma mistura de vários outros gases, dentre eles o argônio. ... E para que o processo seja mais simples de ser feito, o ar deve estar em seu estado líquido”.