A fosfatase alcalina (FA) é uma enzima presente no fígado, nos ossos, no epitélio intestinal e placenta; a diferenciação da origem dessa enzima não é detectável nos métodos convencionais; entretanto a sua elevação, em cães e gatos, normalmente é correspondente a alterações de origem hepática, óssea ou induzida por ...
A lipidose hepática felina tem tratamento feito através da alimentação. O veterinário irá receitar uma dieta específica, que deve ser seguida à risca para uma boa recuperação. Em alguns casos, a terapia pode envolver ração hepática para gatos.
Estágio 4: azotemia importante, síndrome urêmica. Valores de creatinina maiores que 5,0 mg/dL. É importante ressaltar que, embora o sistema de estadiamento seja baseado nos valores séricos de creatinina, este não pode ser aplicado a animais com azotemia pré e pós renal ou necropatia descompensada.
A colangite é uma doença hepática comum em gatos e constitui a segunda maior causa de doença hepática nos felinos, sendo a primeira a lipidose hepática. O complexo colangite-colangioepatite representa uma síndrome que compreende inflamação nos ductos biliares e parênquima hepático circunjacente.