surgiu na década de 1950 e foi definida pela American Association for Health, Physical Education, Recreation and Dance (AAHPERD), como um programa diversificado de atividades desenvolvimentistas, jogos e ritmos adequados. ...
Já na educação física inclusiva, todos participam das mesmas atividades propostas. A prática das duas modalidades requer um ambiente acessível, que oferece oportunidades iguais, com inclusão social e valorização das diferenças, estimule o desenvolvimento de habilidades e valorize as competências socioemocionais.
A acessibilidade é importante porque garante que pessoas com mobilidade reduzida ou com necessidades especiais tenham o direito de ir e vir sem prejudicar a sua segurança e integridade física. Essas pessoas acabam ficando excluídas do convívio em sociedade por conta de algumas dificuldades.
Desenho Universal aplicado à web com foco na acessibilidade
O princípio fundamental do desenho universal é exatamente esse: permitir que o uso dos produtos, serviços e ambientes sejam feitos da maneira mais independente e natural possível, no maior número de situações, sem a necessidade de adaptação, modificação, uso de dispositivos de assistência ou soluções especializadas.
Como aplicar o desenho universal? Seja em casa, em um escritório, espaços públicos ou em estabelecimentos devem seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A NBR 9050 visa garantir a acessibilidade em espaços e edificações e tem como base o desenho universal.
E é regido por três princípios: proporcionar meios múltiplos de Representação (o “quê” da aprendizagem), proporcionar meios múltiplos de ação e expressão (o “como” da aprendizagem), proporcionar modos múltiplos de autodesenvolvimento (o “porquê” da aprendizagem).