Tóquio, o principal centro financeiro do Japão e um dos mais importantes polos econômicos mundiais. A economia do Japão é a terceira maior do mundo por PIB nominal, a quarta maior em paridade do poder de compra e é o segundo maior país desenvolvido do mundo.
Lista completa dos 25 países mais ricos do mundo em 2020
O economista Richard Koo escreveu que a "Grande Recessão" do Japão que começou em 1990, foi uma "recessão contábil". Ela foi iniciada por um colapso nos preços das terras e ações, que levaram as firmas japonesas a se tornarem insolventes, o que significou que seus ativos valiam menos que seus passivos.
A sobrevalorização do iene causou uma forte pressão deflacionária sobre a economia japonesa, da segunda metade da década de 1980 até meados dos anos 1990, e as políticas monetárias implementadas (queda nos juros, em vez de estímulos fiscais), após o acordo, visavam compensar a perda de dinamismo da economia.
Resposta. As principais causas foram: 1° Disponibilidade de mão de obra relativamente barata, disciplinada e qualificada. 2° Elevados investimentos estatais em educação, que melhoraram a qualificação da mão de obra e junto à iniciativa privada, em pesquisa e desenvolvimento tecnológico./span>