Os batimentos cardíacos são audíveis a partir da quinta semana com o uso do ultrassom. Entre a 12ª e a 14ª semanas de gestação é possível ouvir o coraçãozinho do bebê com outro equipamento, o sonar Doppler.
com quantas semanas o bebê começa a escuta Pesquisas mostraram que, enquanto alguns bebês reagem ao som em até 24 semanas, a maioria começa a responder ao ruído externo entre 26 e 30 semanas de gestação.
De acordo com o ginecologista, o principal culpado pela barriga tremer sem estar grávida é o intestino. “Ele é o único órgão que tem movimentação dentro do abdome, ou seja, não é estático”, explica.
Após a gravidez os movimentos ficam intensos, já que o corpo volta ao normal em até 6 meses do nascimento. E quando os movimentos são sentidos ainda após algum tempo, por exemplo 1 ano após o parto? Isso seria explicado pela atividade das trompas e também pelo movimento do útero dentro da cavidade abdominal.
Os barulhos na barriga são normais principalmente após uma refeição, pois os paredes do intestino contraem para facilitar a passagem do alimento e favorecer a digestão. Esses barulhos podem aparecer enquanto a pessoa está acordada ou até mesmo durante o sono, além de poderem ser ou não escutados.
“Mãe do corpo” é uma expressão popular utilizada tradicionalmente em algumas culturas para explicar os movimentos que algumas mulheres sentem dentro da barriga, como se o bebê ainda estivesse lá dentro.
De acordo com a especialista, que trabalha com gestação, parto e acompanhamento no pós-parto há mais de 30 anos, é preciso esperar sem ansiedades o tempo necessário para o corpo se recuperar da gestação. São necessários cerca de quarenta e cinco dias para o útero voltar ao tamanho normal, pontua.
Órgãos mudam de lugar durante a gestação e vão voltando aos poucos no puerpério. O corpo simbiótico da mulher fica latente, por conta da íntima relação com o bebê. A prolactina, hormônio que está ligado ao processo de amamentação, amolece os tecidos e o corpo fica mais gelatinoso.